Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

28/12/2020

Crónica da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa (65) - Em tempo de vírus (XLII)

Avarias da geringonça e do país seguidas de asfixias

«É verdade: os portugueses foram enganados»

Desta vez é oficial. Foi S. Ex.ª que o disse a propósito da vacina para a gripe, mas poderia tê-lo dito a propósito de qualquer outra coisa. Ressalvo que não foram todos os portugueses, há excepções de portugueses, muitos em número e poucos em percentagem, que anteciparam os resultados da governação do Dr. Costa em sociedade com a trupe de estalinistas, trotskistas, maoistas and all that jazz, todos eles adoradores do Estado que não apreciam a liberdade e detestam o que chamam "os privados".

TAP, uma companhia de bandeira socialista com uma estratégia pedronunista

O Dr. Pedro Nuno Santos parece pensar que ficaria bem num operador de aviação um CEO mediático. Ele ficaria satisfeito com um apparatchik socialista a quem pudesse comandar, mas alguém lhe deve ter dito que isso seria meio caminho para apressar o desastre, em qualquer caso inevitável. Ora acontece que um CEO de nível internacional, além de não estar para aturar os tiques do pedronunismo, não deverá estar ansioso por entrar a bordo de um operador com má reputação de um país periférico, arriscando o fim da sua carreira, a não ser que já esteja no fim dela, mas, ainda assim, exigirá um salário incomportável para os padrões portugueses. Em boa verdade, seria provavelmente um desperdício de dinheiro e talvez por isso, o Dr. Pedro Nuno Santos, como até agora não conseguiu um cordeiro sacrificial, mandou avançar a reestruturação, não lhe ocorrendo a ideia de que um CEO seria sobretudo importante para a reestruturação.

Quem se mete com o PS leva

Refrescando a memória: quando foi conhecida a morte do cidadão ucraniano às mãos do SEF, o agitprop socialista fez circular a ideia de que a certidão de óbito referia causas naturais. Uma grosseira mentira, como se veio a saber mais tarde graças ao médico legista Carlos Durão que ligou em Março para a Polícia Judiciária «a dizer que Ihor Homeniuk tinha sido vítima de homicídio». Foi agora despedido com o pretexto de ter publicado um estudo sem proteger a identidade do cadáver.

Boa Nova


«Enquanto ainda estamos a executar o PT2020 já temos o PT2030» e «em novembro, o emprego voltou a crescer», anunciou entre outros amanhãs que cantam o Dr. Siza Vieira que vai perdendo o siso que em tempos lhe atribuí.

Choque da Boa Nova com a realidade

Segundo o Expresso, chegaram menos de 10 mil doses que só serão suficientes para vacinar um quarto dos profissionais de saúde.

Segundo o INE, «a informação disponível para novembro revela uma interrupção da recuperação parcial da atividade económica observada desde maio, com um ritmo mais lento em setembro e outubro». Segundo a Segurança Social, «o número de beneficiários de prestações de desemprego cresceu 40,3% em Novembro, face ao período homólogo, e 2,3% em comparação com Outubro, para 228.215» (Público)

Há vida para além do orçamento?

Agora que o Estado sucial do Dr. Costa poderia seguir o exemplo de todos os outros governos europeus e derramar dinheiro do helicóptero para tentar segurar o consumo, chegou a Setembro com um défice de 4,9% do PIB muito abaixo dos 7,3% previstos. Em 2009, por exemplo, o segundo governo do Eng. Sócrates (o Dr. Costa foi ministro do primeiro) quando se justificaria uma política fiscal anticíclica gastou à tripa forra chegando a um défice de 10% que começou por anunciar ser 2,2%.

Orchestral Manoeuvres in the Dark

Alguém reparou que, camuflada nos entrefolhos do OE2021, estava uma autorização legislativa para o governo alterar a Lei da Concorrência «em sentido diametralmente oposto ao das normas europeias, a anos de prática consolidada da Autoridade da Concorrência, da Comissão Europeia e dos tribunais nacionais e europeus». Será a vontade de reimplantar uma espécie de «condicionamento industrial» socialista?

O estado do Estado Sucial administrado pelos socialistas

Depois de anunciada várias vezes nos últimos anos, «continua por concretizar a inventariação dos bens imóveis do Estado», constatou o Tribunal de Contas . É com este Estado Sucial que este governo pretende desenvolver o projecto do hidrogénio verde com tecnologias imaturas que dominamos ainda menos do que os inventários de imóveis.

«Estamos preparados»

A uma criatura prudente ao ler a entrevista de Francisco Ramos, coordenador da task force do plano de vacinação ocorre-lhe inevitavelmente a dúvida se não deveria emigrar e vacinar-se elsewhere, pois se o coordenador descoordenado como garantia do sucesso do plano até dá o exemplo da vacinação da gripe este ano que foi um fiasco.

A bazuca encravada

O governo que fez um plano de vacinação em cima da hora e em cima do joelho, depois de quase todos os outros países europeus, apressou-se apresentar o seu plano de recuperação em Julho, neste caso muito antes da hora mas também em cima do joelho, à frente de muitos deles, como a Alemanha e a França que só em Janeiro terão os seus completos, quando o dinheiro da bazuca para ser torrado só chegará talvez dentro de vários meses.

Pescadinha de cauda nos lábios

Segundo o relatório de estabilidade financeira do BdP, mais de metade dos clientes que pediram moratórias não tiveram quebra de rendimento e 27% das empresas de sectores menos afectados pela pandemia também o fizeram, aproveitando a boleia. Segundo a estimativa do BdP, até Setembro do próximo ano não serão pagos aos bancos 13 mil milhões de euros. Uma parte dessas moratórias vai assim somar-se ao crédito malparado que sobrou da última crise e, eventualmente, requerer mais injecções do que se costuma chamar dinheiro público que é dinheiro privado extorquido aos "privados".

Investimento público, a autoestrada mexicana do PS

Com o mesmo expediente inaugurado pelo Dr. Centeno, o Dr. Leão anunciou uma vez mais o aumento do investimento público este ano em comparação com o do ano passado, omitindo a comparação com o investimento orçamentado que nunca foi totalmente executado. Com este expediente têm sido anunciados todos os anos aumentos, apesar de só talvez este ano o investimento orçamentado ultrapassar o investimento executado em 2012 e, ainda assim, muito inferior ao de 2011.

O endividamento do sector não financeiro (empresas e famílias) voltou a aumentar quase dois mil milhões em Outubro para 740 mil milhões.

1 comentário:

Octávio Ribeiro disse...

permita-me deduzir quando diz "pedronunista" deduzi eu:
Calhau capitalista comunista.
Estarei muito errado?