Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

03/12/2020

Vacinas? É melhor esperarmos deitados (2)

Continuação de (1

Prometeu a Dr.ª Temido enquanto trauteava A Internacional que a vacina estaria disponível em Janeiro e, confrontada com o risco de Portugal não estar preparado para a administrar maciçamente, garantiu que esse risco é «zero». Para quem está a falhar na distribuição da vacina contra a gripe comum, que se faz há anos, é muito atrevimento fazer afirmações deste calibre.

Para aferirmos o grau de incompetência e irresponsabilidade da equipa que gere o SNS que essa displicência da ministra mostra, vejamos o que se passa nos EUA, um país que tem a medicina mais avançada do mundo e cujas farmacêuticas estão directamente envolvidas nas vacinas mais promissores e em duas cuja distribuição já tem data marcada.  

«A logística de vacinar mais de 300 milhões de americanos seria assustadora com qualquer vacina. Mas a Pfizer será “extremamente desafiadora”, diz Claire Hannan, da Association of Immunization Managers. “Não é nada como vimos antes”, diz ela. A vacina deve ser armazenada a -70 ° C, que é a temperatura em ultracongeladores raramente encontrada fora de laboratórios de pesquisa e grandes centros médicos. Para lidar com isso, a Pfizer estará distribuindo a vacina em “thermal shippers”, contentores especiais embalados com gelo seco projetados para conter entre cerca de 1.000 e 5.000 doses. (Agora está a ser projetada uma versão menor para facilitar a distribuição.) Mas o gelo seco deve ser reabastecido regularmente, o recipiente pode ser aberto apenas duas vezes ao dia e, uma vez retirada, a vacina permanece em uma geladeira comum por apenas cinco dias. Quando estiver pronto para administrar.

As pessoas que manuseiam a vacina Pfizer precisarão de treinamento extensivo, diz a Sra. Hannan. “Isso não é algo onde você pode assistir ao vídeo e então você está pronto para começar.” Ela teme que esses novos procedimentos cheguem em um momento em que os hospitais e seus funcionários estão sobrecarregados e exaustos pela enxurrada de pacientes. Por causa de todas as complexidades envolvidas, uma boa quantidade dos primeiros suprimentos de vacina da Pfizer pode deteriorar-se.

A vacina da Moderna está mais de acordo com o que os vacinadores já estão acostumados. Deve ser conservada a -20 ° C, temperatura dos frigoríficos convencionais de farmácia, conservado em geladeira comum por 30 dias, vem em embalagens de 100 doses e não necessita diluição. Esta vacina, se aprovada, seria entregue pela McKesson, um distribuidor médico que já distribui vacinas em todo o país.

Onde quer que as vacinas cheguem, os suprimentos para as vacinas devem chegar ao mesmo tempo. Eles serão distribuídos pela McKesson em embalagens pré-montadas de seringas, lenços humedecidos com álcool, luvas e outros itens necessários para cada injecção de covid-19. A Operação Warp Speed ​​tem estado a armazenar desde o verão - para evitar uma repetição do fiasco com equipamentos de protecção individual para profissionais de saúde na primavera, quando as autoridades estaduais e federais competiam entre si em uma corrida louca pelos escassos suprimentos globais.

Atualmente, os Estados e o Departamento de Defesa, que lidera a logística de distribuição da vacina, estão focados na preparação da vacina da Pfizer. As autoridades estaduais têm registrado provedores de vacinação, elaborando listas de profissionais de saúde e outros que precisam ser vacinados primeiro e criando sistemas para manter o controle das vacinas. Eles apenas começaram a fazer “ensaios clínicos”, colocando pedidos de vacinas e seringas no sistema nacional e praticando o que farão com os remetentes térmicos da Pfizer (que, por enquanto, chegam com frascos vazios). 

(...)

Esse tipo de trabalho de base, treinamento e campanha é caro. A Association of Immunisation Managers estima que, ao todo, as autoridades estaduais e locais precisarão de US $ 8,4 mil milhões. O CDC estima o total em cerca de US $ 6 mil milhões.» 

Estais a ver o governo do Dr. Costa, que nem as estatísticas da Covid consegue acertar, a administrar as vacinas em Janeiro com risco zero?

2 comentários:

Anónimo disse...

Não há Suc€$$o sem estas letrinhas.
Falta de Suc€$$o para (comprar?) as vacinas contra a gripe anual.
Não haverá insucesso na outra vacina. Risco Zero, garante a OK dos seguros.
Traduzido (também tenho o meu tradutor enviado de Taiwan): não vai haver vacina alguma contra um bicho mau em país algum.
Abraço

Anónimo disse...

Já agora, a desinformação do dia: Ide ao google, pedindo «covid-19 vaccine progress» e, depois, 'past hour'. Ide à Wikipedia e leiam o que está lá em Inglês, Español e Português.
Abraço