Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

21/12/2020

Crónica da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa (64) - Em tempo de vírus (XLI)

Avarias da geringonça e do país seguidas de asfixias

O socialismo faz nacionalizações que começam por não custar nada

O paradigma é a nacionalização do BPN anunciada pelo saudoso Dr. Teixeira dos Santos como não custando nada e saudada com entusiasmo pelo Querido Líder Dr. Louçã. Na última vez que o nada foi estimado, o Tribunal de Contas chegou a 6.200.000.000 € .

Quem diz nacionalizações diz intervenções em várias modalidades que na banca desde 2008 já vão em 21 mil milhões.

TAP, uma companhia de bandeira socialista ou de como os Drs. Costa e Nuno Santos são uns génios da aviação e os governantes de outros países são imbecis

Primeiro o governo deu uma prenda ao Sr. Neeleman, livrando-o de se enterrar na TAP e ainda lhe ofereceu 59 milhões, de seguida o Dr. Pedro Nuno anunciou impante que depois da injecção de dinheiro dos contribuintes o «Estado ficará com 90 e muitos por cento». Uma TAP que tem mais 20% de pilotos por avião e quase mais 30% de tripulantes, pilotos cujo custo médio aumentou quase 40% em três anos e que têm salários muito mais elevados do que a Iberia.

Entretanto, talvez alguém tenha dito ao Dr. Pedro Nuno que, apesar dele ser um génio da aviação, a TAP teria virtualidades de o engolir como já engoliu no passado muitos outros. Por isso ou por outra razão qualquer, o Dr. Pedro Nuno baixou a farronca começou a ficar com as perninhas a tremer e, depois de todas as borradas que fez ou prometeu fazer, anunciou querer a Lufthansa como sócio. É mais um entrada de Pedro Nuno e uma saída de Santos, o que é demais até para um ignorante presumido, como o Dr. Pedro Nuno Santos.

Quanto dariam Alemanha, Áustria, Bélgica, Espanha, França, Irlanda, Países Baixos, Reino Unido, Suíça, entre outros países que não têm "companhias de bandeira" públicas para disporem de génios da aviação como os nossos Drs. Costa e Nuno Santos, não apenas os melhores dos melhores mas os únicos.

O PS já está a trabalhar para nos manter na cauda da Óropa na próxima década

Tenho às vezes dúvidas se a próxima geração de apparatchiks socialistas estará capacitada para ocupar e engordar o Estado Sucial e afogar a iniciativa empresarial com o mesmo empenho e eficácia da geração actual e da anterior. Entretanto, despertou-me a atenção o discurso (via AHC, no Observador) do SG da Juventude Socialista Dr. Miguel Matos, onde o Dr. Costa dos Pequeninos proclama indignado que «o capitalismo desenfreado, a acumulação de riqueza e a ganância do lucro têm mesmo de ter um fim» e, para lhe dar fim, nada melhor do que «um Estado interventivo e forte».

Já não tenho dúvidas. O futuro socialista está assegurado e tenho uma boa notícia para o jovem socialista: a missão dele está muito facilitada, porque o capitalismo do Portugal dos Pequeninos nunca foi desenfreado e o Estado nunca deixou ser interventivo. Os amanhãs que cantam, cantarão como cantaram nos últimos dez anos que nos fizeram nos recuar de 83,1% do PIB per capita ppc médio da Zona Euro em 2009 para 79,2% em 2019, atrás de vários países sobreviventes do colapso do comunismo, também designado por "socialismo real".

O estado do Estado Sucial administrado pelos socialistas

A comprovar que a missão do Dr. Costa dos Pequeninos está muito facilitada, o SEF depois de conhecido o assassinato do cidadão ucraniano e revelados outros episódios de abusos por parte de um departamento que o respectivo sindicato classifica como «mais moderna, mais eficiente, mais competente e mais humanista das forças e serviços de segurança que existem em Portugal», o SEF, dizia eu, garantia que não havia queixas no livro de reclamações, o que acho absolutamente plausível dada a dificuldade de alguém com os dedos partidos escrever uma reclamação.

Os ventiladores encomendados pelo governo que eram 1.151 ventiladores e em Maio só 73 tinham chegado e pouco depois já eram 500 ventiladores e talvez tivessem chegado umas dezenas, no mês seguinte chegaram mais 60, em Novembro continuam a chegar às pinguinhas e com falta de peças, e agora, concluiu o Público, «apenas foram distribuídos 797 ventiladores pelos hospitais, apesar de o Governo ter comprado cerca de 1200 destes aparelhos». É a mesma dificuldade de sempre dos apparatchiks socialistas com a tabuada.

A SATA, uma irmã açoriana da TAP, comprou em 2016 um Airbus A330, compra muito saudada pelo Dr. Vasco Cordeiro, o Gauleiter socialista de então. Está estacionado desde 2019 porque a sua exploração é anti-económica. Entretanto, a SATA, ocupada por várias camadas de apparatchiks socialistas, tinha o ano passado um passivo de 464 milhões e vai receber agora 133 milhões do Dr. Costa.

É possível enganar toda a gente durante algum tempo

Num artigo de opinião com título sublime de Quatro anos virtuosos, o Dr. Galamba, sim, o mesmo do hidrogénio verde, elogia-se a si próprio anunciando uma redução de 0,6% nas tarifas reguladas aplicáveis a um milhão de consumidores. Faltou dizer que no mercado liberalizado há opções mais baratas do que as do mercado regulado, a que as viúvas, os velhinhos e os iletrados não recorrem por medo e ignorância. Faltou ainda dizer que as tarifas dos pequenos negócios aumentam 3,3% e as domésticas aumentam 3,6%, as quais no conjunto representam a maioria esmagadora dos consumidores. (fonte)

Orchestral Manoeuvres in the Dark

Na falta de propósitos e de vontade de usar a maquinaria enferrujada do Estado sucial que eles próprios montaram para aliviar os problemas da choldra, os nossos políticos fazem manobras para conspirarem e se entalaram reciprocamente. Exemplos da semana passada: o Dr. Costa sacaneia na TAP o Dr. Pedro Nuno (que por sua o vez lhe anda a fazer a cama nas distritais e concelhias), S. Ex.ª sacaneia os dois amigos Dr. Costa e Dr. Cabrita recebendo o Intendente das Polícias que no final faz declarações sacaneando por procuração esses dois amigos, e o segundo amigo sacaneia o Intendente por ele estar a lançar bitaites que não lhe competem.

A família socialista tem imenso jeito para o negócio

Numa crónica anterior já tinha dado conta da nomeação para chefe de gabinete do Dr. Costa de Vítor Escária, antes assessor económico de Socrátes e mais tarde demitido por ter sido arguido no caso das viagens para o Euro 2016 pagas pela Galp. Mais recentemente, o mesmo Escária foi também envolvido nas negociações entre o Dr. Costa o primeiro-ministro húngaro, o tal que, segundo o Dr. Costa, não respeitava os princípios do Estado de Direito e, mais tarde, o mesmo Dr. Costa achou que isso talvez fosse um problema menor do que o entupimento da bazuca.

Boa Nova

No dia 17 a Dr.ª Temido anunciou entre duas estrofes de A Internacional o início da vacinação entre 27 e 29 de Dezembro para os profissionais de saúde.

Choque da realidade com a Boa Nova

Por alguma razão que me escapa, no mesmo dia do referido anúncio da Dr.ª Temido, o Jornal de Negócios anuncia a derrapagem para o segundo trimestre da vacinação dos idosos prioritários, ou, dito por outras palavras, os idosos prioritários deixam de ser prioritários. E por outra razão que também me escapa, a Dr. Marta Temido, que pensava eu fazia parte do governo, disse qualquer coisa que o Expresso, uma entidade licenciada na hermenêutica da comunicação governamental, interpretou como «não se compromete com meta estabelecida pelo governo.


Em relação à ministra do SNS e aos seus apêndices, a expressão em título não parece nada aplicável, como se tem todas as semanas abundantemente demonstrado. Já quanto ao povo retratado pela sondagem Observador/TVI/Pitagórica parece poder aplicar-se já que maciçamente aprova as medidas tomadas pelo governo, com destaque para os 92% que aprovam o uso de máscara na via pública. Não é preciso recordar que é o mesmo povo que enchia as ruas em homenagem ao Estado Novo e uns anos mais tarde enchia as ruas a celebrar a sua queda, pois não?

Questiona-se o blogue Nos cornos da covid, que tem prestado um verdadeiro serviço público a propósito da pandemia, como é possível este ano ter 10% das infecções respiratórias em relação à média 2016-2019. Também tenho essa dúvida.

«Queda monumental»

Em relação a Novembro do ano passado o desemprego cresceu 30,2% e continuará a crescer à medida que os expedientes estatísticos que douravam a pílula deixarem de poder ser usados. Na hotelaria, um dos sectores mais afectados, em Outubro um terço estava encerrado e 166 hotéis estão à venda.

E agora que já se percebeu que estamos num buraco em evolução, pergunta-se quando podemos sair dele? Segundo o governo a coisa endireita-se no próximo ano, mas nem o governo deve acreditar nisso porque o Dr. Santos Silva admite que a bazuca está encravada e chegará «ainda no primeiro semestre» de 2021, o que em politiquês socialista significa nunca antes do segundo semestre.

O World Economic Forum não deve partilhar o optimismo do Dr. Santos Silva porque no seu Global Competitiveness Report conclui que a nossa performance na prontidão para a transformação económica é apenas a 22.ª em 37 países.


Criar dívida é uma espécie de desporto nacional, talvez mais popular do que o futebol. Segundo o Relatório de Estabilidade Financeira do BdP, quase um terço dos empréstimos às empresas estão abrangidos por moratória e no total de empresas e famílias 13 mil milhões poderão não ser pagos.

Sem comentários: