Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

15/12/2020

De volta à Covid-19. Colocando a ameaça em perspectiva (46) - Experiências fora da caixa (4) - O caso do Japão

Este post faz parte da série De volta à Covid-19. Colocando a ameaça em perspectiva e é uma continuação de Experiências fora da caixa (1)(2), (3) e (4), em particular do primeiro dedicado post dedicado ao Japão.

«Quando o Diamond Princess, um navio de cruzeiro com um surto de Covid-19, chegou ao Japão em Fevereiro, parecia um golpe de má sorte. Uma placa de Petri flutuante ameaçava transformar o arquipélago japonês em numa grande placa. Em retrospectiva, no entanto, a exposição precoce ensinou às autoridades lições que ajudaram a tornar a epidemia do Japão a mais branda entre as grandes economias do mundo, apesar do recente surto de infecções. No total, 2.487 pessoas morreram de coronavírus no Japão, pouco mais da metade do número na China e menos pessoas do que em um único dia na América várias vezes na semana passada. O Japão sofreu apenas 18 mortes por milhão de pessoas, uma taxa mais alta do que na China, mas de longe a mais baixa do G7, um clube de grandes democracias industrializadas. (A Alemanha vem em segundo lugar, com 239.) O mais impressionante é que o Japão alcançou esse sucesso sem bloqueios rígidos ou testes em massa - as principais armas na batalha contra a covid-19 em outros lugares. (...)

Em vez disso, o governo tentou aplicar as lições da Princesa Diamante. Depois de oficiais de quarentena treinados e enfermeiras terem sido infectados a bordo do navio, apesar de seguirem os protocolos para vírus que se espalham por meio de gotículas, a equipe de Oshitani concluiu que o vírus espalhou-se pelo ar. Já em março, as autoridades japonesas começaram a alertar os cidadãos para evitar o san-mitsu ou “3Cs”: espaços fechados (confined and enclosed spasces), lugares lotados (crowded places) e locais de contato próximo (close-contact settings). (...)

Evidentemente que essas percepções teriam sido em vão se as pessoas comuns as tivessem ignorado. Mas os japoneses acataram o conselho do governo de ficarem em casa e de entrarem em quarentena caso apresentassem quaisquer sintomas do coronavírus, embora essas advertências não tivessem força legal. “Às vezes somos criticados por sermos uma sociedade excessivamente homogénea, mas acho que desta vez desempenhou um papel positivo”, diz Nishimura. E o Japão já impecável se tornou ainda mais meticuloso quanto à higiene. Enquanto os americanos discutiam se as máscaras eram um ataque à liberdade pessoal, os japoneses fizeram fila do lado de fora da Uniqlo para o lançamento de sua nova linha de máscaras. Durante as primeiras dez semanas da temporada de gripe neste Outono, o Japão teve apenas 148 casos de gripe comum, ou menos de 1% da média de cinco anos para o mesmo período (17.000).

Melhor ainda, embora a população do Japão seja desproporcionalmente idosa e, portanto, potencialmente mais vulnerável à Covid-19, ela também é muito saudável. Apenas 4,2% dos japoneses adultos são obesos, uma condição conhecida por tornar a doença mais letal. Essa é a taxa mais baixa da OCDE e um décimo da dos Estados Unidos. O Japão também tem um bom sistema de saúde, com cobertura universal e muitos hospitais bem equipados. Ela ainda tinha muitos rastreadores de contato já treinados, parte de uma rede de saúde pública estabelecida que datava da década de 1930.

Essas vantagens claramente têm os seus limites. O vírus espalhou-se rapidamente nas últimas semanas, atingindo níveis recordes em termos de casos diários e mortes diárias. O governo teve de enviar pessoal médico das Forças de Autodefesa para apoiar hospitais nos locais mais atingidos. Mas, ao mesmo tempo, desencoraja a cautela com um esquema que subsidia o turismo doméstico e refeições fora, em um esforço para ajudar a economia. Embora isso pareça ter contribuído para a disseminação recente da covid-19, o governo apenas o conteve, em vez de descartá-lo. E o tempo frio agora está empurrando as pessoas para os espaços 3C , como tem acontecido no hemisfério norte. Mas no Japão, pelo menos, o recente crescimento no número de casos começou de uma base dramaticamente menor.»

(The Japanese authorities understood covid-19 better than most)

Sem comentários: