Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

10/12/2020

ARTIGO DEFUNTO: Isto diz mais sobre o jornalismo praticado no Portugal dos Pequeninos do que sobre S. Ex.ª

A jornalista Maria João Avillez, que conhece muito bem o Dr. Marcelo Rebelo de Sousa e o jornalismo que se pratica neste país, confirma no Observador o que uma criatura atenta infere da leitura dos mídia do Portugal dos Pequeninos:

«Já se notou: é farta a quantidade de estafetas que o Presidente da República tem na “media” a correr por ele. A troco de um pedaço de açúcar — um poderoso telemóvel que zumbe de Belém, um elogio que mesmo que nunca sentido é “distinção” inesquecível; um convite para almoçar que do dia para a noite, transfigura um jornalista num comensal do Palácio, etc. Não sabemos quantos se desvanecem isto, suspeitamos que muitos, mas sabemos porém que foram poucos os que se aperceberam da ocorrência de dois factos desagradavelmente inabituais, assinados por Belém.»

E por falar no jornalismo que se pratica neste país, recordo uma vez mais (*) os célebres e desaparecidos Papéis do Panamá que permitiriam identificar os jornalistas que faziam parte da lista dos "avençados" do GES, uma espécie de serventuários do Dono Disto Tudo que durante anos publicaram "notícias positivas" sobre o bando ES.

(*) Ver a série A lista de Salgado (1), (2), (3), (4) , (5) e (6).

Sem comentários: