Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

11/08/2019

Um show off ambiental bastante poluente

Umas centenas de celebridades, encabeçadas pelo ex-presidente Barack Obama, voaram em 114 jactos para Palermo para participar na conferência Google Camp sobre o ambiente, cuja organização custou uns 20 milhões de dólares.

Um voo ida e volta Nova Iorque-Palermo num private jet é coisa para emitir em média umas 26 toneladas de dióxido de carbono (2 x 7.200km x 1,8kg/km). Um carro emite em média 4,6 toneladas de dióxido de carbono por ano. Em consequência, os 114 jactos privados que se apresentaram no Verdura Resort carregados de celebridades acreditando, ou fingindo acreditar, que o aquecimento global resulta essencialmente do uso dos combustíveis fósseis, contribuíram, segundo a sua própria crença, com o equivalente a cerca de 644 carros a circular durante um ano inteiro.

Se adicionarmos aos jactos os iates e os helicópteros das celebridades, o impacto ambiental mais positivo da conferência teria sido não a realizar.

(A Euronews citada pelo Observador estima que a emissão por jacto naquele voo seria 4,24 toneladas; trata-se de voos comerciais e da emissão média por passageiro pelo que não faz qualquer sentido tomar essa base para estimar o consumo por voo de um jacto privado)

1 comentário:

Miguel Santos disse...

Outro exemplo irónico foi a nova presidente da UE, Ursula von der Leyen ter dito no seu primeiro discurso que a prioridade seria o ambiente.
É curioso ouvir isto de quem tem 7 filhos, pois a primeira causa dos problemas ambientais e grande ameaça à sustentabilidade da Terra é o excesso de população...