Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

13/08/2019

Lost in translation (326) - Les gilets jaunes portugais sont toujours gais

Enquanto em França um gilet jaune luso-francês fez tremer Emmanuel Macron (segundo as palavras épicas do Expresso, sempre atento aos portugueses no topo do mundo), em Portugal uma legião de coletes amarelos inspira apenas uns recados do governo através da imprensa amiga e uma vaga ameaça de mandar a polícia de choque com os cães se ousassem bloquear «infraestruturas críticas». 

Surpreendentemente, a ameaça dos cães não suscitou nenhuma indignação ao PAN, porventura mais preocupado em não queimar pontes para colaborar a partir de Outubro na mudança do género relativo para o género absoluto da maioria de Costa no parlamento.

Ameaça insuficiente para indignar o PAN e suficiente para levar os coletes amarelos a meter o rabinho entre as pernas, desmobilizando «a acção após uma atitude ditatorial por parte da PSP» - deviam esperar mais carinho da polícia.

Como se o rabinho ainda não estivesse completamente entre as pernas, anunciaram hoje a dissolução do Movimento Coletes Amarelos Portugal (MCAP), «por unanimidade» com uma justificação que diz imenso sobre eles e muito sobre o Portugal dos Pequeninos:
«Tentámos tudo ao nosso alcance para que os Portugueses fizessem valer os seus direitos, pois um governo que não nos teme, não nos respeita. O Povo Português escolheu não fazer nada, e nós ao fim de tanto sermos ignorados e alvos de chacota, decidimos aceitar o que o Povo escolhe ser embora com a mágoa do que poderíamos ser e conseguir.»

Sem comentários: