Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

06/08/2019

Mitos (292) - O contrário do dogma do aquecimento global (XXI)

Outros posts desta série

Em retrospectiva: que o debate sobre o aquecimento global, principalmente sobre o papel da intervenção humana, é muito mais um debate ideológico do que um debate científico é algo cada vez mais claro. Que nesse debate as posições tendam a extremar-se entre os defensores do aquecimento global como obra humana – normalmente gente de esquerda – e os negacionistas – normalmente gente de direita – existindo muito pouco espaço para dúvida, ou seja para uma abordagem científica, é apenas uma consequência da deslocação da discussão do campo científico, onde predomina a racionalidade, para o campo ideológico e inevitavelmente político, onde predomina a crença.

A propósito das últimas notícias que dão conta de que ondas de calor estão a acelerar degelo na Gronelândia (e também estão derreter os poucos neurónios do jornalismo de causas climáticas), é oportuno lembrar que se isso são factos indesmentíveis, o que põe em causa as teses negacionistas, outra coisa é concluir apressadamente que isso se deve à acção humana que é o que quer concluir a ideologia anti-capitalista da climatologia de causas.

Vamos então aos factos. O diagrama seguinte não deixa grandes dúvidas sobre a tendência para o aumento do degelo na Groenlância, e estamos a falar de 3 mil milhões de toneladas (ou metros cúbicos) de água em cada dia.

Greenland’s ice sheet is melting unusually fast
O outro facto que convém ter em devida conta é que alguns milhares de anos atrás, onde hoje encontramos um solo com uma ainda uma espessa camada de gelo, encontrávamos então um solo coberto por uma floresta luxuriante e um clima ameno, que nem mesmo os militantes do aquecimento global atribuem à acção humana.

Já que estamos a tratar da mitologia climática, aproveito para desmistificar mais uma crença da mesma religião, a saber: a da inevitabilidade do aumento dos fogos florestais em consequência do aquecimento global. Vejam-se o mapa e o diagrama seguintes que mostram que os incêndios florestais têm mais a ver com a pobreza e que as mudanças na agricultura poderão minimizar os efeitos das mudanças climáticas.

Fonte: Economist

3 comentários:

RioD'oiro disse...

https://www.youtube.com/watch?v=N7wrRmJ8n5w

Anónimo disse...

Ide ler alguns sites e deixai-vos de cretinices:
https://realclimatescience.com
https://friendsofscience.org
https://twitter.com/SteveSGoddard

Anónimo disse...

Quantas vezes ouvimos falar, por parte dos defensores das alterações climáticas pela mão do ser humano, do sol e dos oceanos.

Pois...

As alterações climáticas existem há milhares de anos. Esta treta começou nos anos setenta do sec XX quando alguém percebeu que nos podiam sacar mais dinheiro.

Não é de admirar que os mesmos de sempre abracem esta causa.

Preocupemo-nos é com a poluição que causamos.