Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

10/08/2019

ACREDITE SE QUISER: Aritmética salarial no Portugal dos Pequeninos ou o efeito multiplicador também se aplica aqui


Se perguntarem a um trabalhador inglês ou americano, por exemplo, qual é o seu salário, ele dirá que o seu salário anual é X e que recebe mensalmente X/12.

Se perguntarem a um trabalhador português qual é o seu salário anual, ele não saberá responder, a menos que seja o chefe da «secção de pessoal». Se lhe perguntarem o salário mensal, provavelmente dirá 630 euros, no caso do recibo acima. Se lhe perguntarem se é isso que recebe, dirá que não e explicará que terão de somar-se meia dúzia de subsídios, calcular e subtrair o IRS e a contribuição social e o ano dele tem 14 meses. Se lhe perguntarem se é só isso, dirá provavelmente que é melhor perguntarem à «secção de pessoal».

Por estas e por muitas outras, percebe-se que o Portugal dos Pequeninos só sairá do pântano do Estado Sucial se, por milagre, a Nossa Senhora de Fátima aparecer desta feita em Belém ao Senhor Presidente da República do Portugal dos Pequeninos e o mandar embarcar numa Nau Catrineta estacionada no Cais das Colunas, com a classe política quase toda, muita comentadoria (uma parte embarca pela classe política), os empreendedores que vivem pendurados no Estado Sucial, incluindo startuppers e, porque não?, os bloggers sem profissão conhecida.

Sem comentários: