Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

16/08/2019

DIÁRIO DE BORDO: Coisas de intelectual

“Vivemos o tempo mais estranho da História da Humanidade. Nunca o ser humano foi tão estúpido como agora”

14.08.2019

ARTURO PÉREZ-REVERTE EM ENTREVISTA. VISÃO, 14/08/2019

(Citado pelo semanário de reverência)

Concordo que o ser humano é bastante estúpido, no sentido de irracional - racionais são os animais. Contudo, não estou nada de acordo que o ser humano seja mais estúpido nos tempos actuais do que no passado. A tese de Reverte não resiste a revisitar a história. Por exemplo, sem recuar mais, a evocar a história do século passado e as atrocidades das suas duas guerras mundiais e de uma infinidade de guerras locais.

Reverte (*) deve sofrer daquelas depressões crónicas dos intelectuais alimentadas pelas redes sociais onde qualquer badamerda (como os contribuintes aqui deste blogue) escreve o que lhe vem à cabeça, as mais das vezes enormes dislates, e, desconchavando a conversa a propósito de tudo e de nada, consegue maiores audiências de néscios do que os revertes deste mundo com as suas rebuscadas e eruditas elucubrações (como esta que acabei de escrever a fingir de intelectual).

(*) Disclaimer: não conheço a obra da criatura; vi trechos de filmes e séries inspirados nos seus romances que não me impressionaram (Capitão Alatriste e A Rainha do Sul)

3 comentários:

Anónimo disse...

Português correcto: 'badamerda'.
Por aqui ainda se escreve bem. Graças sejam dadas.

Unknown disse...

Creio não ser total perda de tempo dar uma vista de olhos a "Um dia de cólera".
O homem tem uma coluna no "El Semanal", redundantemente semanal...
Também recomendável , na mais que suspeita e subjectiva opiniâo deste vosso leitor.
Cpmts.

Dádá disse...

Vale a pena ler. Pessoalmente, considero um dos melhores escritores da actualidade na língua de nuestros hermanos. Imperdivel "Los perros duros no bailan".