Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

21/10/2018

Luís XIV reencarnado no esquerdista Mélenchon

Na terça-feira passada a casa de Jean-Luc Mélenchon, o esquerdista líder do partido França Insubmissa e candidato às eleições presidenciais, e a sede do partido foram alvo de buscas pela Direcção Central de Combate à Corrupção relacionadas com duas investigações preliminares: uma por alegados empregos fictícios de assistentes no parlamento europeu e outra pelas contas da campanha presidencial de Mélenchon.

Julgando-se talvez Luís XIV, que em 1655 disse aos parlamentares «L'État, c'est moi», Mélenchon gritou nas caras dos polícias: «Ma Personne est Sacrée», «Je suis Intouchable» e «Je Suis La République». De caminho, insultou uma eleitora do seu partido que, perante a tentativa de Mélenchon impedir as buscas, lhe disse «C'est des méthodes de voyous» (são métodos desonestos).

Marine Le Pen já manifestou o seu apoio a Mélenchon. Les bons esprits se rencontrent.

Sem comentários: