Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

21/10/2018

DEIXAR DE DAR GRAXA PARA MUDAR DE VIDA: Na companhia da Itália e Grécia e dos Estados-pária

«Pelas contas do Expresso, a partir das novas projeções do Fundo Monetário Internacional (FMI) divulgadas esta terça-feira em Bali, na Indonésia, onde decorrem as reuniões de outono da instituição e do Banco Mundial, Portugal chegará a 2023 com um PIB apenas 8,7% acima do que era em 2008, o ano do auge da crise financeira. Há apenas 13 países com pior desempenho, dos quais somente dois da União Europeia: Itália e Grécia (ver gráfico). E há depois vários países que vivem situações políticas e militares graves, como o Sudão, a Venezuela, a Líbia ou o Sudão.»

Em vez de gastarmos o pouco talento a procurar portugueses no topo do mundo e a encontrar desculpas para as nossas más escolhas e culpados para as desgraças que fabricamos, deveríamos ter a coragem e a clarividência de acabar com a eterna procura de sol na eira e chuva no nabal. Como as nossas elites merdosas estão felizes com o statu quo que lhes permite serem elites, talvez devêssemos começar por aí.

1 comentário:

Afonso de Portugal disse...

«Como as nossas elites merdosas estão felizes com o statu quo que lhes permite serem elites, talvez devêssemos começar por aí. »


Sem dúvida, mas como quase todo o bom "tuga" quer emular as elites e não combatê-las, a empreitada afigura-se verdadeiramente hercúlea. Talvez até um trabalho de Sísifo...