Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

28/03/2023

Semanário de Bordo da Nau Catrineta comandada pelo Dr. Costa no caminho para o socialismo (59b)

Continuação das Crónicas: «da anunciada avaria irreparável da geringonça», «da avaria que a geringonça está a infligir ao País» e «da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa». Outras edições do Semanário de Bordo.

(Continuação de 59a) 

Cada tiro, cada melro

O Dr. Cravinho na sua passagem pelo ministério da Defesa deixou um rasto de suspeitas de corrupção, além do caso das obras do Hospital Militar de Belém. Curiosamente, a página da Sic Notícias onde a estória era contada é agora uma «página não encontrada». Será a "central de comunicação" já a funcionar?

A formatação da amígdala e do córtex parietal não sai barata

Por falar em central de comunicação, nas últimas eleições «o PS gastou mais de 737 mil euros em “estudos de apoio à comunicação”, o que é quatro vezes mais do que gastou em 2019 e oito vezes mais do que o segundo partido mais votado na mesma eleição».

Primeiro será o Czar Vlad e a seguir o Eng. Sócrates, o Dr. Salgado e outros arguidos que por aí andam à solta

Por falar em Dr. Cravinho, ele mesmo garantiu que em cumprimento do mandato do Tribunal Penal Internacional (que aguarda ser bombardeado pelo Czar Putin, conforme ameaçado pelo секретарь Medvedev), poderá mandar deter o Czar, se ele passar pelo Portugal dos Pequeninos, isto, claro, se o navio patrulha Mondego já tiver sido reparado para o interceptar.

A igualdade será alcançada quando todos forem pobres

Segundo o Banco de Portugal a desigualdade salarial caiu 22% entre 2006 e 2020. Em 2006 o rácio entre os percentis 90 e 10 era de 4,1 e em 2020 desceu para 3,2. Enquanto isso, no mesmo período, o salário médio real dos trabalhadores com ensino secundário e superior diminuiu.

«Em defesa do SNS, sempre» / «O SNS é um tesouro»

O absentismo no SNS por doença aumentou 54% em 2022 em relação a 2019, com mais de três milhões de dias de faltas por doença, o que equivale a uma média diária superior a 13.000 funcionários ausentes, ou mais de 10% dos técnicos de saúde.

«Temos resultados, temos contas certas»

O Dr. Costa diz ter ficado surpreendido pelo défice ter sido menos 1,4 mil milhões do que o previsto porque «a contabilidade tem razões que a razão desconhece muitas vezes». Ele não esclareceu se os seus contabilistas também ficaram surpreendidos.

Take Another Plan. Take 1 – “Resultados históricos”, disse Mme Ourmières-Widener

Foi assim que a CEO da TAP anunciou os 65,6 milhões de lucros em 2022. “Históricos” não se refere certamente ao montante dos lucros que é um número pífio face a receitas de 3,5 mil milhões de uma empresa que recebeu até agora mais de 2 mil milhões a custo zero, quando a margem líquida média no transporte aéreo anda pelos 4-5%.

Take Another Plan. Take 2 – O último a sair desliga os motores

Mais uma administradora da TAP (Silvia Mosquera Gonzalez da equipa da CEO) apresentou a renúncia.

Take Another Plan. Take 3 – Cortina de fumaça

O governo do Dr. Costa e a imprensa amiga não têm poupado esforços em manobras de diversão para fazer esquecer ou relativizar o desastre da nacionalização da TAP. Depois da estória dos fundos recebidos da Airbus pela troca dos A350 pelos NEO, estória convincentemente desmontada por David Neeleman numa carta publicada no Expresso, emergiu no mesmo Expresso, com título na primeira página «TAP paga mais pelos aviões que Air France, Lufthansa e Iberia», uma peça baseada em contas a olho por cento de um «analista financeiro independente» que confessou não conhecer os contratos de leasing, as maturidades, nem valores de entrada e residuais. É preciso muita audácia para comparar, por exemplo, os custos anuais de um leasing a 5 anos com uma entrada de 10% com os de um leasing a 10 anos com uma entrada de 20%.

O Dr. Centeno perdeu o chapéu de governador e tem enfiado o barrete de político

Sobre a inflação o Dr. Centeno já disse qualquer coisa e o seu contrário: que «tudo indica que se possa estar a atingir o pico da inflação», que era e ainda é demasiado alta” e “já pouco temporária, que a “Inflação acima de 2% é uma coisa má” e “nunca é temporária.

Já é o mafarrico e já se sente o cheiro das brasas

Em Fevereiro o número de despedimentos colectivos aumentou 31,3% face e o número de trabalhadores em lay-off subiu 8%. Não são ainda muitos, é apenas um sinal confirmado pelo Conselho das Finanças Públicas que prevê um aumento da inflação e da taxa de desemprego.

«Pagar a dívida é ideia de criança»

A dívida directa do Estado aumentou 3% em Fevereiro e o endividamento total da economia aumentou em Janeiro para 794 mil milhões.

Sem comentários: