Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

14/03/2023

Semanário de Bordo da Nau Catrineta comandada pelo Dr. Costa no caminho para o socialismo (57b)

Continuação das Crónicas: «da anunciada avaria irreparável da geringonça», «da avaria que a geringonça está a infligir ao País» e «da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa». Outras edições do Semanário de Bordo.

(Continuação de 57a)

Orchestral Manoeuvres in the Dark. Os senhorios e os merceeiros são os judeus do Dr. Costa

Os déspotas procuram distrair o povo com inimigos externos que inventam. O Dr. Costa – que não é um déspota – não precisa de inimigos externos. Quando quase tudo está a correr mal, ele inventa uma distracção, por exemplo, o plano “Mais Habitação” que faz dos senhorios os inimigos internos que é preciso combater para todos os portugueses terem casinhas onde gostariam de as ter. Se não chegar, como não chega no caso da inflação, o seu governo inventa outros: os merceeiros, por exemplo. 

A teoria dos merceeiros do governo do Dr. Costa defronta um pequeno obstáculo

Se os merceeiros são os responsáveis pela inflação, as suas margens deveriam estar a aumentar, e muito. Não é isso, porém, que se está a verificar, como se descreve nesta peça e o diagrama abaixo na esquerda mostra. 

Jornal Eco

Então quem está a ganhar com o negócio? Como se mostra no diagrama da direita, quem está a ganhar com a inflação é o governo do Dr. Costa que aumentou mais do que proporcionalmente a receita do IVA.

Como ministra do SNS, cantava a Internacional Socialista “aos berros para se acalmar”. Agora canta loas aos privados e o PS diz que tem “capital político

A Dr.ª Temido, em licença sabática na concelhia do PS de Lisboa, de reserva para a câmara (onde tem “capital político”, diz o PS), depois de ter terminado os contratos das PPP dos hospitais de Braga e Loures agora entregues ao caos da gestão pública, tem o desplante de dizer na SIC Notícias «privado e social foram absolutamente essenciais para a resposta à pandemia». A sua versão esquerdista era, apesar de tudo, preferível à sua versão hipócrita (ou talvez sejam duas faces da mesma versão).

Governo adjudica aos senhorios a assistência aos imigrantes

O governo pretende que os senhorios cujas casas estejam sobrelotadas fiquem responsáveis «pela salvaguarda de alternativa habitacional dos respetivos arrendatários».

«Empresa Financeiramente Apoiada Continuamente (pelo) Estado Central»

Parece confirmar-se que a maioria das propostas de privatização da EFACEC é para comprar apenas os seus activos, deixando para o governo as dívidas e o dinheiro que o Dr. Costa lá foi sepultando depois da empresa que entregou à Dr.ª Isabel dos Santos lhe ter voltado a cair no colo. E andamos nisto vai para três anos.

As ajudas aos agricultores em três anos são sete Alexandras Reis

A ministra da Agricultura anunciou, impante, que “nós pagámos” (no luso-socialês, o “nós” costuma referir-se ao PS) em três anos 3.400 milhões de euros aos agricultores nas ajudas à produção.

De volta ao velho normal

Durante décadas o saldo da balança comercial foi negativo e só se tornou positivo partir de 2013, na vigência do governo de Passos Coelho e assim permaneceu até 2019. Desde então, o saldo tornou-se novamente negativo e só o turismo impede um desequilíbrio irremediável.

Fonte

Já é o mafarrico e já se sente o cheiro das brasas

As emissões de OT da semana passada de 915 milhões a 9 anos e 518 milhões a 12 anos fizeram-se a yields de 3,549% e 3,744%, as mais altas dos últimos 6 anos. Os tempos do dinheiro barato foram-se nos próximos anos (ou décadas), a dívida essa ficou.

Sem comentários: