Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

26/03/2023

Não acredito em bruxas, mas é bem possível que as haja

«A propósito da insubordinação no navio Mondego, ouvi vários comentadores dizer que o chefe do Estado-Maior da Armada tinha dado uma «reprimenda em público» aos marinheiros sublevados, sujeitando-os a «uma tremenda humilhação».

Os próprios advogados bateram na mesma tecla, afirmando que os militares estavam «psicologicamente afetados» por esse puxão de orelhas em público.

Ora, nem os militares insubordinados levaram uma ‘reprimenda’, nem foi ‘em público’.

Estranho que os comentadores não soubessem que os marinheiros sublevados não estavam presentes na cerimónia, e, sobretudo, que não tenham reparado que as imagens mostradas pela RTP eram filmadas de longe e não captadas no local. 

Nenhuma câmara nem nenhum microfone estavam no convés do navio.

Os cameramen atuaram como os paparazzi: filmaram de longe e captaram o som com microfones de longo alcance.

E isso era fácil de percecionar, pois as imagens não eram nítidas e o som era defeituoso, tanto assim que foi necessário recorrer a legendas.»

«Como foi possível ninguém se aperceber disto?» pergunta-se retoricamente José António Saraiva no jornal Nascer do Sol, sabendo certamente que os comentadores em causa (por exemplo o Dr. Daniel Oliveira e o Dr. Pacheco Pereira) e a esquerdalhada em geral sofrem do reflexo de Pavlov e, apercebendo-se ou não, começam logo a salivar quando se fala de certos nomes, como Cavaco Silva, Passos Coelho e, mais recentemente, de Gouveia e Melo.

Sem comentários: