Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

20/03/2023

Semanário de Bordo da Nau Catrineta comandada pelo Dr. Costa no caminho para o socialismo (58a)

Continuação das Crónicas: «da anunciada avaria irreparável da geringonça», «da avaria que a geringonça está a infligir ao País» e «da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa». Outras edições do Semanário de Bordo.

Tropa de bananas da república dos bananas

A tripulação do NRP Mondego recusou-se a cumprir a missão de acompanhamento de um navio russo alegando que não estava em condições de segurança, algo estranho num zingarelho que navegou 500 milhas desde o Continente até Porto Santo onde se encontrava, sem que os cagarolas reclamassem. A Armada admitiu que o zingarelho precisava de manutenção, que não fora feita por falta de verba. O comentador que faz as vezes de comandante supremo das forças desarmadas disse que «sem manutenção, há risco de obsolescência». «Ditosa pátria que tais filhos tem».

A governação pelo empurrão

Por uma feliz coincidência, dois dias depois do episódio com o outro zingarelho o governo “descativou” 39 milhões para manutenção das fragatas com data de duas semanas antes (et pour cause).

Numa república a caminho do socialismo, universidades a caminho da endogamia

No Portugal dos Pequeninos quase 70% dos doutoramentos têm lugar na mesma universidade onde os doutorados leccionam e em dez faculdades essa percentagem sobe para 90%. Na maioria das universidades internacionais considera-se que essa percentagem não deve ultrapassar 10%.

Numa república a caminho do socialismo, um sistema fiscal kafkiano

mais liberdade

Um eléctrico chamado lunatismo, incompetência e desonestidade

A compra de cacilheiros eléctricos pela Transtejo que anda à deriva há quatro anos é um case study de empresas públicas gerida por apparatchiks lunáticos (uma empresa anquilosada fazer de early adopter de barcos eléctricos, um projecto “revolucionário”, dizem eles), incompetentes (encomendar, desencomendar baterias, ter as estações de carregamento, mas não ter os terminais prontos para as instalar) e desonestos (adjudicação que indicia manobras e esquemas e mentiras ao Tribunal de Contas).

Enterrada a geringonça, morta a “paz social”

Desde a morte da geringonça, com atestado de óbito passado nas últimas eleições, o número de greves cresceu exponencialmente e em 2022 foram convocadas 1.087 no sector privado e este ano 157 em Janeiro e Fevereiro, atingindo os números do período de resgate (Expresso).

O anúncio como método socialista de administrar o Estado sucial

O anúncio reiterado de medidas, investimentos, iniciativas, programas, planos, etc., é um clássico do governo do Dr. Costa. O governo que tinha anunciado em Outubro a criação de um Observatório dos preços da alimentação, voltou a anunciar – isto é business as usual. Desta vez, porém, ocorreu uma importante inovação: o observatório já tinha sido criado em 2015 pelo governo anterior. É mais um para juntar à colecção que há dois anos já estava em 119 (cento e dezanove) observatórios.

(Continua)

Sem comentários: