Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

06/03/2023

Semanário de Bordo da Nau Catrineta comandada pelo Dr. Costa no caminho para o socialismo (56a)

Continuação das Crónicas: «da anunciada avaria irreparável da geringonça», «da avaria que a geringonça está a infligir ao País» e «da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa». Outras edições do Semanário de Bordo.

Central de comunicação manipulação. Desta vez é oficial

«Costa tem 15 pessoas para espalhar ‘boas notícias’ nas redes», escreve o semanário de reverência na primeira página e explica prolixamente na página 10 como funciona o «gabinete». «Não é propaganda é mostrar o que o governo está a fazer bem» garante uma fonte anónima. Imagino que seja uma pessoa a explicar o que o governo faz e 14 a explicar os anúncios do que o governo vai fazer.

O estado do Estado sucial administrado pelos socialistas

Um exemplo trivial das preocupações de comunicação manipulação foi a contratação pela nova direcção do SNS de uma assessoria num processo aldrabado e trapalhão que é a marca da governação socialista (ver aqui a estória contada).

Um governo que pretende ser agência imobiliária não consegue saber quantos imóveis detém

O inventário dos imóveis do Estado era «uma necessidade premente» em 2007 (Decreto-Lei 280/2007). Em 2020, treze anos depois, o Tribunal de Contas contou cerca de 9.500 imóveis do Estado, um quinto não ocupado, o Registo Predial chegou ao dobro e a Autoridade Tributária a cerca de 63 mil (fonte).

Dos imóveis do Estado, que ninguém sabe quantos são, a ministra da Habitação diz que foram identificados mais de quatro mil imóveis devolutos que podem servir para arrendamento acessível. O Expresso dá como exemplos Convento da Estrela, Hospital Miguel Bombarda, Palácio Baldaya, Convento da Estrela, antigo Hospital Militar da Estrela, Quartel Cabeço da Bola, hospital Miguel Bombarda, etc., que remodelados poderão ser adequados para arrendar apartamentos de luxo a preço acessível aos nómadas digitais e reformados nórdicos.

O arrendamento coercivo dos imóveis privados, além de constituir uma medida abusiva e de se suspeitar que o Estado sucial não tenha capacidade para o gerir, duvida-se que possa resolver alguma coisa, como se pode inferir pelo número de imóveis com IMI agravado na cidade de Lisboa onde, reza a lenda, se faz sentir mais a falta de habitações para arrendar.

mais liberdade

 O Plano Mais Habitação não é mais habitação é menos alojamento local

A única medida do plano que provavelmente será posta em prática respeita às restrições ao alojamento local, restrições que além de serem abusivas e terem efeitos negativos no turismo, que é a actividade que está a adiar a bancarrota, tudo indica que não servem para reduzir o nível das rendas que continuou a aumentar, não obstante a queda da oferta de alojamento local.


Fazendo o papel do outro

O convite ao Sr. Lula para falar no parlamento no dia 25 de Abril que deveria ter sido feito pelo parlamento, mas parecia ter sido feito pelo ministro dos Negócios Estrangeiros, já tinha sido feito pelo Senhor das Selfies que está em Belém a fazer de presidente da República e afinal o Sr. Lula não vai falar na cerimónia do 25 de Abril, mas numa especial só para ele. A propósito do Senhor das Selfies, este encarregou a sua porta-voz que está de jornalista no semanário de reverência de anunciar que ele considera Passos Coelho um sujeito «cronicamente pessimista que não traz esperança» ao povo que tanto carece dela. Oportunamente, a porta-voz anunciará quem o Senhor das Selfies considera portador de esperança.

(Continua)

Sem comentários: