Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

14/06/2022

Semanário de Bordo da Nau Catrineta comandada pelo Dr. Costa no caminho para o socialismo (18b)

Continuação das Crónicas: «da anunciada avaria irreparável da geringonça», «da avaria que a geringonça está a infligir ao País» e «da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa». Outras edições do Semanário de Bordo.

(Continuação de 18a)

Estado sucial versão socialista

O Estado sucial existe porque há pobres que precisam de ajudas. Por isso o PS se esforça para que não faltem pobres garantindo o futuro do Estado sucial. Para esse propósito o PS tem contribuído fazendo o necessário para manter o país na cauda da UE. Percebendo que isso não é bom para as estatísticas, o governo do Dr. Costa resolveu diminuir o número de pobres, reduzindo «o número de beneficiários do Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas de 120 para 90 mil».

Ineficiente, sempre. Ineficaz quando possível


A arte de torrar dinheiro (do) público

O sistema de garantia mútua gerido pelo Banco Português de Fomento teve até ao final de 2020 perdas por pagamento de garantias de 881,08 milhões. Recorde-se que estamos a falar de um Banco de Fomento várias vezes anunciado para as «próximas semanas», sucedendo a um banco de fomento que fora privatizado por um governo PS, tinha ressuscitado em 2018 e segundo o Dr. Siza já estava criado em Janeiro de 2020 e só viu a luz do dia em 2021.

«Em defesa do SNS, sempre» ou como ajudar a saúde privada a ganhar mercado

Como mais um exemplo do que dão as paixões socialistas, a degradação do SNS continua. A última vaga de problemas é na obstetrícia (na região de Lisboa, em Braga, nas Caldas, Faro, etc.) o que num país com a quinta taxa de natalidade mais baixa da UE diz muito sobre as prioridades do governo socialista. O problema das urgências esse mantém, circulando de hospital em hospital - a semana passada foi a vez do Amadora-Sintra.  

Enquanto isso, a Dr. Temido anunciou que as vacinas Covid-19 (que parecem estarem a perder eficácia com as novas variantes do SARS- CoV-2) vão ser dadas em conjunto com as da gripe a partir de Outubro, para tal vão ser “investidos” 7-milhões-7 nas vacinas Covid-19, uma verba que diz muito sobre as prioridades do governo socialista.

O povo paga para ser endoutrinado

O Dr. Nicolau Santos, uma abencerragem socialista que depois de ter presidido à agência Lusa, a TASS do PS, aterrou na RTP, revelou que mais uma vez a RTP terá prejuízos que o Dr. Nicolau atribui ao cumprimento do Serviço Público de rádio e televisão. Já agora, diz-se que foi o Dr. Nicolau que sugeriu ao Dr. Costa o Dr. Costa Silva para produzir a colecção de efabulações a que foi dado o nome de programa de recuperação económica, uma espécie de blueprint do PRR.

«Pagar a dívida é ideia de criança»

A emissão da semana passada de 750 milhões de OT a 9 anos teve uma grande procura (2,68 vezes) mas com uma yield de 2,33%, ou seja, mais do dobro da emissão com o mesmo prazo de há quatro meses (1,008%).

De volta ao velho normal

Durante décadas a economia portuguesa registou consistentemente três défices: o défice das contas públicas, o défice da balança comercial e o défice das transações correntes. O primeiro verificou-se em todos os anos, salvo o ano do brilharete do Dr. Centeno (à custa das cativações). O segundo e o terceiros só foram excepção durante o governo de Passos Coelho e o primeiro governo do Dr. Costa. Estão todos de volta e no caso da balança comercial, com as importações a crescerem 12 pontos percentuais acima das exportações, o défice nos quatro primeiros meses cresceu de mil milhões para 2,4 mil milhões.

2 comentários:

Anónimo disse...

E uma taxa de inflação nas nuvens, a comer o rendimento dos portugueses. A venezuelização a galope. Tudo com a benção do jornalismo militante.
Se não fosse a esmola da Europa, andavam já a comer cães e gatos.

Terminei há uma semana a quarentena que impus a mim próprio, devido à gripe covideira. Curei-me em duas semanas, mesmo sem os medicamentos eficazes, Hidroxicloroquina e Ivernectina, que o governo se encarregou de retirar das farmácias para promover o negócio vacinal das farmaceuticas. Não fui nem serei vacinado com a mistela indutora de miocardite. Já tive gripes mais difíceis de curar. Nada de invulgar.
Fui contagiado por uma garota que já foi inoculada três vezes com a toxina e por sua vez, ela foi contagiada por uma colega de trabalho com as mesmas inoculações e que já apanhou a doença pela segunda vez.
O rei vai nu, mas ainda não apareceu a criança para o gritar.

Bilder disse...

Sigam os Arrai(ais) e que se "lixem" as urgências dos Hospitais. Além disso o que interessa mais agora é viajar pela Europa(em terra de cegos quem tem um olho é "rei") e "encher a boca" pela Ucrania.