Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

10/08/2021

Como tentar cumprir o plano de vacinação, apesar de tudo? Resposta: um dia de cada vez (61) - "S" na caderneta do Sr. Almirante e "MI" nas cadernetas do prof Marcelo e da DGS

Mantém-se a queda acentuada do ritmo de vacinação desde a primeira semana de Julho com a descida da média de 150 mil doses para 70-80 mil nas últimas semanas. Provavelmente a explicação, como já referi, são as férias das milícias do Almirante e dos "utentes". 

Fazendo um ponto de situação de dois dos múltiplos objectivos que foram sendo sucessiva e confusamente anunciados:
Só no início da primeira semana de Agosto, com dois meses de atraso, foram atingidas percentagens de ou perto de 100% (fonte ECDC):

99,9% dos +80
100% dos 70-79
97,7% dos 60-69 anos.

Como mostra o quadro seguinte, estão completamente vacinados três quartos dos maiores de 18 anos e em relação há duas semanas atrás (cfr. este post) houve um progresso de 16%.
ECDC

Dependendo do que seja quase toda e de qual seja a população elegível (continua a ser discutido) e do inevitável impacto das férias no mês de Agosto, nesta altura, a 7 semanas do fim de Setembro com 5,3 milhões totalmente vacinados, não é seguro que o objectivo seja atingido. 

Por último sublinhe-se que a bagunça da vacinação dos menores, com o professor Marcelo a enfiar o chapéu de epidemiologista, está a ser mais um episódio ridículo e lamentável.

1 comentário:

Anónimo disse...

Pelo que se sabe dos países idóneos, aplicar a 'vacina' a menores de 30 anos é, tão somente, um crime.
Abraço