Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

09/08/2021

Crónica da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa (97) - Em tempo de vírus (LXXIV)

Avarias da geringonça e do país seguidas de asfixias

A linguagem corporal é muito expressiva
O PS tem uma ambição: fazer de todos portugueses funcionários públicos ou, pelo menos, aumentar a freguesia eleitoral

A Dr.ª Leitão anunciou que se prepara para contratar mais uma leva de funcionários públicos o que dito pela ministra da Modernização do Estado confirma a suspeita de que para o PS modernizar o Estado sucial é enchê-lo de utentes da vaca marsupial pública. Recorde-se que o governo de Passos Coelhos reduziu 68,7 mil funcionários públicos de 727,8 para 659,1 mil e o governo do Dr. Costa, que começou por declarar praticar a regra "saem dois entra um" substituída depois por sai "um entra um", tem praticado a regra de "sai um e entram n", tendo aumentado os 659,1 mil que recebeu para 718,8 mil no final do ano passado.

L'état c'est nous, y compris la Carris

A autópsia que o Observador levou a cabo na Carris revelou que a empresa pública de transportes alfacinhas está hoje completamente ocupada por apparatchiks socialistas. Muito naturalmente, o Dr. Medina falando há tempos num jantar da célula do PS (eles chamam-lhe "sectorial") anunciou aos apparatchiks «Estamos a contratar mais pessoas, a contratar mais trabalhadores. Espero, aliás, que os possamos convencer da nossa estratégia e que venham a ser trabalhadores do PS e da secção do PS da Carris.»

Take Another Plan. Oito meses depois, o plano do Dr. Pedro Nuno ainda não foi parido

A comissária da Concorrência escreveu ao Dr. Pedro Nuno Santos dando várias más notícias. A primeira foi que os 3,2 mil milhões de dinheiro dos contribuintes não vão chegar. A segunda que não percebe porque os privados não entram com a grana. A terceira é que acharia melhor a TAP vender uns slots à concorrência. A primeira já toda a gente tinha percebido, com a possível excepção do Dr. Pedro Nuno. A segunda indicia que a Dr.ª Margrethe não tem em boa conta os privados portugueses, os quais, não obstante, já saltaram de paraquedas poupando-se ao crash do Dr. Pedro Nuno. A terceira é como sugerir a uma família arruinada que venda uns lotes da sua quinta hipotecada à banca.

Vem a propósito dizer que o único privado na TAP que sabia de aviação foi despachado pelo Dr. Pedro Nuno e está agora a encomendar 220 aviões eléctricos por mil milhões para operar no Brasil.

Já virámos a página da austeridade

Segundo um estudo da Confederação Europeia de Sindicatos com base em dados do Eurostat, 72,6% dos portugueses são pessoas em risco de pobreza que não conseguem pagar férias, sendo a média da UE de 59,5%.

Recorde olímpico na modalidade leilões

Mais notável do que qualquer medalha que a delegação portuguesa trouxe de Tóquio é o recorde mundial absoluto de mil rondas na maratona de leilões do 5G.

Sem impacto na despesa, disse ele

E o que dizer às 11,5 milhões de horas extraordinárias realizadas pelos cerca de 100 mil profissionais de saúde do SNS no primeiro semestre deste ano, à média de quase 20 horas por mês que, não certamente por acaso, são 5 horas por semana ou a diferença resultante da reposição das 35 horas que o Dr. Centeno no seu posto no ministério das Finanças, antes de emigrar para o BdP, garantiu que não aumentaram a despesa.

Ajudar quem nós achamos que merece

Num momento inesperado de lucidez, o Dr. Siza Vieira reconheceu em entrevista ao Observador que o governo tem desperdiçado dinheiro a apoiar empresas inviáveis e que no futuro tem se «ser mais criterioso». Traduzido do socialês do Dr. Vieira isso significa: no futuro temos de privilegiar as empresas amigas.

Estratégico é quando o homem quiser

Na mesma entrevista o Dr. Vieira declarou a TAP como «uma empresa que é estratégica». Traduzido do socialês isso quer dizer: vão-se os anéis porque já não temos dedos.

«Recuperação em "K"», disse ele

O mesmo Dr. Vieira, que a semana passada se mostrou particularmente criativo, garantiu que a «economia está a recuperar em ‘k’» e o turismo está na parte de baixo. O que seja a recuperação em "K" só ele saberá, mas todos sabemos o que é a parte de baixo. É, por exemplo, o número de dormidas de não residentes no primeiro semestre inferior a 21,3% ao do passado e inferior em 73,4% ao de 2019. (INE).

«Estamos preparados»

Segundo a ministra do SNS, estão disponíveis para doentes Covid 18 mil camas em enfermaria e 1.600 em cuidados intensivos e intermédios. Nesta altura só estão ocupadas por doentes com Covid 838 e 186 respectivamente. Como se explica que o SNS continue incapaz de responder aos casos não Covid? E incapaz até de disponibilizar uma consulta do médico de família.

É esta a resposta que os residentes aqui em casa estão a obter no sítio do SNS

E como explicar a trapalhada montada pela DGS com a prestimosa colaboração do PR a propósito da vacinação dos adolescentes?


Com mais 2,7 mil milhões em Junho a dívida pública atingiu um novo recorde de 274,8 mil milhões.

A contribuição dos governos do Dr. Costa atinge assim a bonita soma de cerca de 35 mil milhões. É obra.

Sem comentários: