Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

23/08/2021

Crónica da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa (99) - Em tempo de vírus (LXXVI)

Avarias da geringonça e do país seguidas de asfixias

O PS tem uma ambição: aumentar a freguesia eleitoral, eternizar-se no governo e, de caminho, fazer de todos portugueses funcionários públicos

O número de empregados do Dr. Costa atingiu no final do 2.º trimestre o recorde do Eng. Guterres de 731,3 mil utentes da vaca marsupial pública, acrescentando 72,2 mil aos 659,1 mil deixados pelo governo neoliberal. É um exemplo da obra feita do Dr. Costa na continuação da construção do Estado sucial, que mais do que duplicou os efectivos do Estado Novo, com os seus 350 mil que incluíam 150 mil militares que combatiam em três frentes da guerra colonial. O diagrama seguinte ilustra a marcha gloriosa a caminho do socialismo.

Fonte SIEP


Para os amigos tudo, para os inimigos nada, para os outros cumpra-se a lei

O Vice-Almirante Gouveia e Melo, que recebeu do seu antecessor apparatchik socialista pouco mais de 500 mil doses administradas nos dois meses anteriores, conseguiu que fossem administradas 13 milhões de doses nos seis meses seguintes. Nem uma palavra de reconhecimento lhe foi dirigida pelo governo, presumivelmente porque lhe falta o cartão de novo situacionista. O Dr. Marcelo, com o seu apurado estilo florentino, para marcar as suas diferenças em relação ao Dr. Costa, resolveu condecorá-lo mas, como de costume, faltaram-lhe os tomates para o condecorar pelo seu trabalho na task force e condecorou-o «pelas suas carreiras militares».

«Pagar a dívida é ideia de criança»

O endividamento total da economia (Estado, empresas e famílias) subiu 5 mil milhões de Maio para Junho e bateu uma vez mais um recorde com 762,5 mil milhões, onde o sector público conta com 350,5 mil milhões.

Ineficiente, sempre. Ineficaz quando possível

Depois de quase 9 meses de leilões com 9 a 12 rondas diárias de tirinhas de GHz para fazer render o peixe, a Anacom conseguiu que o Portugal dos Pequeninos fosse um dos dois únicos países da UE que ainda não tem oferta comercial 5G.

Boa Nova

Foi muito celebrada a notícia da economia portuguesa ter registado no segundo trimestre o quinto maior crescimento da UE em relação ao trimestre anterior, feito que se deve a outro facto pouco celebrado que foi a maior queda do PIB no trimestre anterior. O resultado de tudo isto também não foi muito celebrado: a economia portuguesa é a terceira que menos recuperou do nível anterior à pandemia.

Choque da realidade com a Boa Nova

O programa IVAucher de desconto do IVA nos sectores mais afectados pela pandemia foi anunciado em Novembro, oito meses após o início da pandemia, e arrancou catorze meses depois. No final do primeiro mês atingiu 10% do valor previsto para os três meses do programa.

Em Maio o Dr. Siza Vieira anunciou um plano de recuperação em 2021 do turismo. No final do primeiro semestre só foi atingido um quarto do objectivo do Dr. Siza.

A troika foi de férias

Não, não é aquela troika que nos três anos entre 2011 e 2014 resgatou o Portugal dos Pequeninos da falência levada a cabo pelos governos do Eng. Sócrates (recorde-se que o primeiro contou com o Dr. Costa). Quem foi de férias foi a troika mandante do presente governo - o Dr. Costa, o Dr. Siza Vieira e o Dr. Santos Silva-, entregando a pasta à Dr.ª Vieira da Silva, filha do pai várias vezes ministro. Insinua a comentadoria do regime que se trata do Dr. Costa apontar a dedo a sua escolha de sucessor, comprometendo as expectativas do Dr. Pedro Nuno, o que, prevejo, levará o líder do pedronunismo a fazer mais umas dúzias de anúncios para consolidar a sua candidatura.

No primeiro semestre aumentou em 249 milhões o défice da balança comercial, devido principalmente à redução de 845 milhões do saldo de viagens e turismo. Quando se pensava que o número de passageiros não poderia cair abaixo do nível baixíssimo do primeiro semestre do ano passado, voltou a cair 44,6% no primeiro semestre deste ano e está a 20% do número de 2019.

3 comentários:

Anónimo disse...

Vou esperar que umas centenas de medalhas, medalhões, broches e tiras coloridas comecem a aparecer nas feiras populares (pelos zíngaros) do Sul ao Norte do país.
Abraço

Oscar Maximo disse...

Incorrecto o comportamento do vice-almirante, ao apoiar o presidente na vontade de vacinar os jovens antes da DGS se pronunciar. Talvez por isso a medalha.

Anónimo disse...

O PS pode ter as ambições que quiser. O que conta são ambições do costinha