Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

25/08/2021

De volta à Covid-19. Colocando a ameaça em perspectiva (50) - De que serve vacinar adolescentes?


Qualquer pessoa com um módico de cultura geral desconfia que a narrativa da vacina contra o SARS-Cov2 impossibilitar a infecção pelo mesmo vírus e, em consequência, impedir a transmissão a outras pessoas, é uma treta. De facto, o efeito das vacinas não é impedir a infecção é reforçar a resposta do sistema imunitário ao vírus e assim minimizar as consequências da infecção.

E os dados disponíveis aí estão para desmontar a treta:

  • Em Portugal cerca de 16 mil pessoas com a vacinação completa foram infectadas (fonte);
  • Um estudo da universidade de Oxford mostra os adultos vacinadas infectados com a variante Delta podem ter uma carga viral tão elevada como os não vacinados (fonte);
  • Duas equipas científicas holandesas concluem que as pessoas vacinadas podem infectar outras pessoas embora com menor probabilidade e gravidade (fonte).
Em conclusão, 
«Ao não prevenirem a infeção, estas vacinas não previnem a transmissão e, por isso, não distinguem vacinados de não vacinados no risco de transmissão da doença, se bem que nestes possa haver alguma atenuação devido à redução da carga viral, Contradizendo argumentos de peritos e autoridades de saúde que procuram justificar a extensão da vacinação às crianças e adultos jovens sem comorbilidades como estratégia de proteção dos indivíduos de risco (quase todos vacinados), estas vacinas também não produzem imunidade de grupo.»
pode ler-se neste artigo do Expresso com uma explicação médica em linguagem acessível.

3 comentários:

Anónimo disse...

O que 'eles' querem sabemos todos. O-B-D-Ser de antolhos postos (o usual nas bestas domesticadas). O negócio vai de brisa em popa graças aos milhões entregues aos tipos certos donde resultam, segundo B. Gates, num retorno de 20 para 1.

Como aprendi há 60 anos:
uuu bdecem UUU
Tradução: Os pequenos obedecem aos grandes.

Abraço

Anónimo disse...

Perdoai-me porque eles não sabem o que escrevem. Mesmo antes da falência.
Abraço

Anónimo disse...

cARO sENHOR
Entre início de de Maio (4/05) e meados de Agosto (16/08), a cobertura nacional de vacinação teve um aumento brutal. No entanto todos os indicadores referentes à doença tiveram aumentos significativos. Será possivelmente a variante Delta que o justificam, mas então a vacinação serve para quê? oU PORQUE SE CONTINUA A VACINAR PERANTE ESTA LEITURA CLARA DO SEU INSUCESSO
Vacinação: 26% - 78% A COBERTURA AUMENTOU 3 VEZES
Casos (por M): 38 - 226 AUMENTOU 6 VEZES
Mortes (por M): 0,15 - 1,23 AUMENTOU 5 VEZES
Mortalidade em infectados (%) :0,32 - 0,57 AUMENTOU 1,7 VEZES

Melhores cumprimentos
Vasco Silveira


Dados:https://ourworldindata.org/explorers/coronavirus-data-explorer?zoomToSelection=true&time=2020-12-31..latest&facet=none&pickerSort=asc&pickerMetric=location&hideControls=true&Metric=Confirmed+deaths&Interval=Cumulative&Relative+to+Population=true&Align+outbreaks=false&country=USA~GBR~CAN~DEU~ITA~BRA~SWE~IND~JPN~OWID_WRL~PRT