Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

16/08/2021

Crónica da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa (98) - Em tempo de vírus (LXXV)

Avarias da geringonça e do país seguidas de asfixias

Remodelar? Acham que o Dr. Costa é tolo?

Por que cargas de água haveria o Dr. Costa de fazer o que a oposição, que perdeu o norte e arrisca-se a perder o país, quer que ele faça? Por que haveria ele de mandar embora os seus amigos de sempre, ou o seu rival que ele espera continue a ser torrado, ou o lastro que, sendo descartável, lhe dá jeito para entreter a oposição? Logo que ele que na sua fase chinesa aprendeu que se deve manter os amigos por perto e os inimigos ainda mais perto.

A ciência é o que o Dr. Costa quiser

Depois de já ter dito tudo e o seu contrário, a Dr.ª Graça da DGS acabou a recomendar a vacinação dos jovens dos 12 aos 15 anos, recomendação suportada pelos pareceres técnicos desse grande epidemiologista que temos a sorte de ter em Belém. Faz todo o sentido porque, como é sabido, este grupo etário representa prá aí uns 5 % dos infectados e dois ou três dos 18 mil mortos e, ao contrário do que vem dizendo o Sr. Almirante da task force, não temos vacinas a menos, temos vacinas a mais. Se dúvidas houvesse, o Dr. Costa tê-las-ia arrumado definitivamente como uma decisão puramente técnica. Ditosa pátria que tal filho teve!

Take Another Plan. O Dr. Pedro Nuno Santos não salvando o que não tem salvação, ao menos ajuda a Ryanair

Com as operações a metade de 2019 em Agosto e Setembro, a TAP continua a queimar os 1.700 milhões que já recebeu dos contribuintes que em breve se esgotarão, enquanto revê o plano de reestruturação que a CE devolveu.

O Sr. O'Leary não tem mesmo nenhuma razão para tratar mal o Dr. Pedro Nuno comparando-o a Pinóquio, quando a TAP está a dispensar pilotos que a Ryanair se propõe recrutar num lote de mais de 300 profissionais que anunciou pretender contratar para as operações portuguesas e investir 300 milhões dariam imenso jeito ao Dr. Pedro.

Dr. Pedro Nuno, o Anunciador

O Dr. Pedro pode não ter o talento de um gestor mas não se lhe pode negar o talento para fazer anúncios. O mais recente foi o segundo anúncio do concurso de electrificação da linha entre Tunes e Lagos - o primeiro concurso foi anulado. É assim que o pedronunismo, passo a passo, se mostra uma doutrina indispensável a um governo socialista promovendo, antes da obra feita, a obra anunciada, obra com a vantagem de ter apenas um pequeno peso para o erário público, uma verba modesta para preparar concursos.

Ineficiente, sempre. Ineficaz quando possível

Os ventiladores que foram chegando às pinguinhas e com falta de peças encomendados pelo Dr. Brilhante Dias que falou «300 vezes por dia» com os chineses, ventiladores que o Tribunal de Contas concluiu ter o governo do Dr. Costa pago no período de um mês entre 10 e 50 mil euros, devem fazer parte dos 5,3 milhões que, decorrido mais de um ano, a Administração Central do Sistema de Saúde está a tentar recuperar.

Em retrospectiva: no passado usaram-se guardas-florestais para prevenir incêndios. Em 2018 o exército torrou quase 6 milhões na compra de drones para a vigilância de fogos que não foram usados. Dois anos depois o governo do Dr. Costa compra mais 12 drones para a Força Aérea e começa a contratar guardas-florestais. De seguida, a Força Aérea assina o contrato em 3 de Julho do ano passado quando os drones já deveriam andar a vigiar os incêndios; a 17 desse mês o ministro do Ambiente diz que estariam operacionais dentro de dias; a 4 de Agosto os ministros fazem uma acção de promoção; a 30 de Setembro só estavam operacionais quatro dos doze drones e um desse drones que voava em teste despenhou-se em Beja. Decorrido mais um ano, só estavam disponíveis 7 desses drones e entretanto os de descolagem vertical foram suspensos e um dos outros despenhou-se na quarta-feira o que levou a suspender todos.

Milagre, disse o Dr. Siza Vieira

«Neste momento há quatro milhões e 810 mil pessoas a trabalhar em Portugal. São mais 128 mil pessoas do que no trimestre anterior. Os resultados são impressionantes. A população empregada em Portugal neste período é um máximo histórico e ultrapassou valores registados no segundo trimestre de 2019», congratulou-se o Dr. Siza Vieira, esquecendo que no último trimestre de 2019 a população empregada era de 4.913 mil (Pordata) ou seja mais 110 mil empregados do que actualmente.

Depois de ter tido uma epifania reconhecendo em entrevista ao Observador que o governo tem desperdiçado dinheiro a apoiar empresas inviáveis e que no futuro tem se «ser mais criterioso», o Dr. Siza Vieira envolveu-se na corrida contrarrelógio para salvar a Dielmar uma empresa que tudo indica é inviável.

«Queda monumental»

Por baixo do milagre do Dr. Siza, temos a produção industrial que registou em Junho a segunda maior queda da Zona Euro, uma quebra prevista de 60% do turismo em 2021, com o alojamento local em Junho a cair para metade de 2019, com o volume de negócio dos serviços a cair 11,1% em comparação com 2019 (aqui o Dr. Siza, diria que aumentou 30% face a 2020) e com as insolvências a cresceram 11,6% de Janeiro a Julho (aqui o Dr. Siza, diria que reduziram 1,3% em relação ao mesmo período do ano passado).

Salvou-se o comércio externo no 2º trimestre de 2021, com as exportações de bens a aumentarem 2,9% e as importações a diminuírem 2,9% em relação a 2019 (aqui o Dr. Siza diria que aumentaram 46,7% e 42,2% , respectivamente, face ao mesmo período de 2020). O défice da balança de bens aumentou 609 milhões em relação a 2020 (aqui o Dr. Siza diria que diminuiu 347 milhões em relação a 2019). (fonte INE)

Ao contrário do que dizem os detractores do Dr. Costa, a bazuca não vai deixar tudo na mesma. No final ficamos todos a pedalar

Como nos informa o JN, «ensinar a andar de bicicleta, de forma competitiva ou como um meio de transporte sustentável, é uma das apostas do programa Desporto Escolar (DE) até 2025» financiado pelo PRR. E, como bónus, perante a recusa de Bruxelas a incluir no PRR 140 milhões de estradas, o Dr. Costa chutou-as para o OE2021 onde irão consolidar o segundo lugar dos países com maior rácio de autoestradas (o dobro da Alemanha) que ficamos a dever ao Eng. Sócrates (já lhe estávamos a dever o resgate pela troika).

«Pagar a dívida é ideia de criança»

O pensamento em epígrafe, produzido já em Paris, foi o grande contributo do Eng. Sócrates para as Finanças Públicas que tem inspirado o Dr. Costa, o Dr. Centeno (agora a descansar no BdP) e o Dr. Leão que o substituiu, com a ajuda do BCE que, em conjunto com o BdP, já detém quase metade da dívida pública.

2 comentários:

Anónimo disse...

Nada de novo, portanto. O Dr Costa faz o que todos os senhores doutores e engenheiros não reconhecidos pela Ordem, fizeram. O Dr socialismo dá o mesmo resultado em toda a parte. Da Venezuela aos EUA, onde o Dr Biden, que ganhou na fraude ao Dr Trump, vai escaqueirando tudo.
Estão todos bem uns para os outros. Uns estragam, os outros fingem-se indignados com quem conserta.
https://www.redvoicemedia.com/video/2021/08/what-if-donald-trump-did-these-things-things-that-make-you-hmmmm/

Anónimo disse...

Já escrevi que gosto do vosso modo simples de dar as notícias. Vós ainda ireis ser punidos: ter que dar aulas aos patetas [ignóbeis] desta CS.

>>> Realço o crime de 'vacinar' menores de 40 anos. Aquilo não é vacina: é negócio.

O resto é estupidez vinda de estúpidos o que eleva a exponenciação dos actos e das palavras ao infinito da bosta [palavra que passou a ser honrada pelo senegalês preto, na altura devedor das finanças, de seu nome mamadou baila ba].

Abraço