Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

13/07/2018

Somoza reencarnado no sandinista Ortega

O actual presidente da Nicarágua Daniel Ortega é um dos líderes da Frente Sandinista de Liberación Nacional (FSLN), um partido esquerdista de inspiração guevarista adepto da luta armada, que derrubou a ditadura de Somoza.

Segundo a Wikipedia, a FSLN foi no passado marxista e actualmente tem inspiração ideológica numa caldeirada que inclui: Sandinismo, Social-democracia, Latino-americanismo, Socialismo cristão e Nacionalismo de esquerda.

Como presidente, tendo como vice-presidente a sua mulher Rosario Murillo, Ortega e a FSLN parecem empenhados em recriar a ditadura Somoza sem Somoza.

Estima-se que a repressão do governo de Ortega tenha causado nos últimos dias pelo menos 351 mortos, 2.100 feridos graves e 261 desaparecidos entre os que protestam contra a corrupção da clique sandinista e as mudanças na segurança social e na fiscalidade que o governo pretende impor. (fonte)

Sem comentários: