Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

31/12/2004

BLOGARIDADES: Gastar cera com ruim defunto

Como é possível uma pessoa, que escreve posts como este ou este, esbanjar, entre eles, talento a explicar-se a um senhor que faz parte da equipa que produz um blogue sinistro? Blogue sinistro que ficaria bem numa Secção Padre Anchieta se distraidamente o Impertinências o tivesse ligado aqui à direita e se essa secção da Avaliação Contínua, por acaso, existisse nos meus links.

Não por acaso, não há link ao blogue sinistro, mas há um link a A Praia no departamento Espécies ameaçadas. A Praia, por coincidência feliz, acaba de publicar um post dedicado ao grupo radical chic onde julgo milita a equipa do referido blogue sinistro.

O texto citado, escrito a propósito do encontro internacional em Lisboa da comunidade monástica de Taizé, contém, quando aplicado àquela amálgama de seitas, uma tão fina ironia que não resisto a transcrevê-lo:
«A sua teologia entronca nos elementos fundamentais da doutrina (...), não havendo espaço para o acessório as celebrações limitam-se a uma série de cânticos muito simples e repetitivos, à proclamação da palavra e, quando muito, à partilha do pão. De fora fica toda a ganga dogmática que atafulha o pensamento dos crentes e que só serviu ao longo dos séculos para separar e estigmatizar. (...) A dimensão estética da crença é muito valorizada (...).»

Sem comentários: