Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

15/12/2004

DIÁRIO DE BORDO: Ele não acredita na eternidade.

Confesso a minha ambivalência em relação ao homem. Como resulta evidente de alguns posts (por exemplo este, este, este ou este) não gosto do doutor Mário Soares - o político de esquerda de pendor anti-liberal, desconfiado da iniciativa privada, oportunista, sem escrúpulos. Não gosto, mas devo-lhe três. Ter sido a pain in the ass do salazarismo bafiento. Ter sido o agente local do imperialismo americano no combate ao imperialismo soviético. A última, ter engavetado o socialismo quando primeiro-ministro. Infelizmente, nos últimos anos, o doutor Soares comprometeu este passado estimável com o esquerdismo senil.

Não gosto do doutor Soares, mas admiro o Mário Soares - a autenticidade, o gosto do risco, a coragem, a frontalidade. Gosto dos velhos em geral e começo a gostar do velho Mário Soares. A sua entrevista ao DN, que só ontem li, é notável. Confessa as suas fraquezas, relativiza os seus feitos e distancia-se, cada vez mais, da espuma dos dias.
[ler aqui a entrevista integral]

Sem comentários: