Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

23/12/2004

SERVIÇO PÚBLICO: Os diversóides nas universidades americanas - todos diferentes, todos iguais

Alguns factos
A Universidade da Califórnia e Harvard foram os dois maiores contribuintes para a campanha de Kerry, superando a Time Warner, a Goldman Sachs, a Microsoft e outras grandes empresas.
Nas humanidades e ciências sociais, domínio por excelência do emplastrum vulgaris, o número de professores democratas nas universidades americanas é em média 7 vezes o dos republicanos.
Nalgumas universidade (Berkeley e Stanford) a proporção é 9 para 1 e nos professores mais jovens de 30 para 1.

Algumas consequências
O monoteísmo prevalecente aniquila o debate e promove a uniformidade e a conformidade - exactamente o oposto do que a doutrina dominante diz pretender.
As minorias superactivas monopolizam o processo de decisão e transformam as universidades em câmaras de eco do politicamente correcto.
Esta situação enviesa as prioridades de estudo e molda os valores ao conformismo e ao situacionismo dessa doutrina dominante.

Possíveis causas
John Ray tem vários blogues e sítios dedicados à esquerda e, em particular, ao esquerdismo e à sua influência nas elites, incluindo as elites universitárias. Além de blogues e sites, J. Ray tem várias monografias sobre este tema. São especialmente interessantes as seguintes:

Sem comentários: