Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

11/12/2004

SERVIÇO PÚBLICO: Há pior do que a imprensa regional portuguesa subsidiada? (finalmente a resposta)

A este pergunta provocadora o Impertinência respondeu prudentemente talvez.

Graças ao impagável Economist, estamos agora em condições de dar a resposta definitiva: pior que a imprensa regional portuguesa subsidiada só a imprensa regional francesa pesadamente subsidiada.

Alguns jornais regionais franceses são subsidiados pelo governo até 15% das vendas. Os correios franceses cobram portes insignificantes para entregar aquelas mistelas impressas. Os jornalistas (todos) desfrutam de generosos benefícios fiscais. É claro que este maná não é exclusivo da imprensa regional, mas isso são contas de outro rosário - o artigo do Economist aborda igualmente a crise que atravessam os principais jornais franceses, as pilhas de dinheiro que torram para levar as causas justas et la grandeur de la France até às refractárias meninges dos leitores.

Sem comentários: