Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

30/08/2023

ARTIGO DEFUNTO: Onde se conclui que a ligação Lisboa-Porto da CP é boa porque a ligação aérea da TAP é cara

Para quem tenha algum dia andado nos comboios da CP e, nem que seja uma vez, experimentado os comboios da Óropa será pelo menos surpreendente um artigo do Público com título «Ligação ferroviária Lisboa-Porto é a quarta melhor da Europa» onde se conclui:
«Contrariando a habitual má imagem da CP, um estudo da Greenpeace vem revelar que em toda a Europa a ligação ferroviária entre Lisboa e o Porto é a segunda melhor ao nível nacional (só ultrapassada pela Deutsche Bahn no percurso Hamburgo-Munique). No ranking que inclui também as ligações internacionais, o trajecto Lisboa-Porto fica em quarto lugar, atrás dos percursos Berlim-Praga e Zurique-Berlim.» 
Foi o caso deste vosso escriba que resolveu fazer uma curta investigação sobre o tema, de que vos dou conta a seguir.

É num post no blog da Greenpeace da Colômbia com o título «Vuelos baratos en Europa : ¿cómo los subsidios a la industria aérea calientan más el planeta?» onde se escreve «las mejores rutas para viajes domésticos son Lisboa – Porto y Madrid – Barcelona y para internacionales, Berlín – Praga, Zurich – Viena y Praga – Budapest» que encontramos a "fonte" do artigo do Público.   

Nesse post é citado «un reciente informe realizado por Greenpeace Europa Central y del Est» com o título «Ticket prices vs planes vs Trains - A Europe-wide analysis» e é neste "estudo" que encontramos algo que parece ter inspirado o post da Greenpeace da Colômbia de onde o Público retirou a conclusão de que a «Ligação ferroviária Lisboa-Porto é a quarta melhor da Europa».

O post da Greenpeace da Colômbia vai buscar essa conclusão a um quadro do estudo onde são listadas 12 «best train lines» com base nos seguintes critérios: «with more than 3 daily direct train connections (day and night trains for longer routes), a good average speed, reliable, (almost) always cheaper than a flight and usually not costing more than €150».
(*) domestic connections 

É claro daqui não se pode concluir que a «Ligação ferroviária Lisboa-Porto é a quarta melhor da Europa», nem é estabelecido qualquer ordenação entre as 12 ligações que têm apenas de comum cumprirem os referidos critérios. De resto, o propósito do estudo da Greenpeace não era avaliar e comparar a qualidade das ligações ferroviárias, mas apenas verificar se estas seriam uma boa alternativa ao avião. Para arrumar o assunto, acrescento que a ligação ferroviária Lisboa-Porto só aparece na lista porque cumpre o critério «(almost) always cheaper than a flight», o que só acontece porque a ligação aérea «is not served by a low-cost carrier but only by the traditional Portuguese airline TAP».

3 comentários:

Unknown disse...

Eles sabem a que público se dirigem...( no pun intended ).

Anónimo disse...

É sem dúvida jornalismo de reverência.......

O Espartano disse...

"Não deixemos a verdade estragar uma boa história..."