Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

22/08/2023

Semanário de Bordo da Nau Catrineta comandada pelo Dr. Costa no caminho para o socialismo (79b)

Continuação das Crónicas: «da anunciada avaria irreparável da geringonça», «da avaria que a geringonça está a infligir ao País» e «da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa». Outras edições do Semanário de Bordo.

(Continuação de 79a)

O que faz correr o Dr. Centeno, com centenas de aparições nos mídia? Agora é oficial, o BdP é demasiado pequeno para ele

Perguntava-me, um dia destes, e a dúvida aumentou ao saber que o Dr. Centeno andava a organizar, ou alguém por ele, os jantares da praxe - «Centeno junta mais de 100 (uma centena) pessoas à mesa». A resposta, ou pelo menos uma resposta, fez um título de primeira página do jornal Nascer do Sol: «Centeno é reserva do PS para presidenciais». Segundo o jornal explicava, o mago das cativações surgiu como alternativa ao fiasco anunciado pelas sondagens do Dr. Santos Silva que se anda a colocar em bicos de pés há anos na fila para Belém.

Banca cada vez mais paroquial

É verdade que numa banca, onde desde a nacionalização em 1975 desapareceram quase todos os bancos portugueses, restando a Caixa e o Banco Montepio, é uma anomalia os bancos com sede em Portugal controlados por estrangeiros terem sucursais no estrangeiro. A anomalia que está em vias de ser resolvida: nos últimos dez anos os bancos portugueses abandonaram 11 países onde se operavam.

De passagem, recorde-se mais um exemplo da Lei de Merton ou das consequências indesejadas que foi a nacionalização da banca durante o PREC (Processo Revolucionário Em Curso) para «quebrar a espinha do capitalismo monopolista». Resultado: a «banca nacionalizada, nossa», como se escrevia na imprensa da época, passou na sua maior parte a ser privada, deles

A realidade desmente a narrativa do surto de inovação

O défice da balança comercial de «alta tecnologia» (“alta” neste contexto é hiperbólico) cresceu para 7,3 mil milhões de euros em 2022.

Take Another Plan. Acredite se quiser

«TAP eleita Companhia aérea preferida na Europa pelo sexto ano consecutivo» celebraram as manchetes dos jornais. Preferida por quem? Preferida pelos leitores da Trazee Travel. E o que é o Trazee Travel? É «The Smart Source for Millennials» com 31 mil seguidores no Facebook, 1302 no Instagram, 230 no Linkedin e seis empregados.

Unintended consequences. Estavam à espera de quê?

O ano passado foi aprovada a obrigatoriedade dos estágios remunerados nas profissões reguladas por ordens profissionais, com os votos do PS, do PAN e do Iniciativa Liberal (leram bem, IL). É claro que o que está em causa na prática são os estágios em escritórios de um dos mais de 35 mil advogados, incluindo os que são sócios ou exercem numa centena e meia de sociedades. Estão a ver um escritoriozinho com um, dois ou três advogados conseguir pagar um salário a um estagiário? Resultado, é mais difícil encontrar um estágio do que um lince da Serra da Malcata.

Quanto mais, menos


O Dr. Costa pode não fazer crescer a economia, mas aumenta o número de milionários

Segundo o Global Wealth Report do UBS, a nível mundial em 2022 há menos 3,5 milhões de milionários em todo o mundo. Em Portugal, um paraíso de coesão e solidariedade governado por um partido socialista, o número de milionários aumentou 8.700, e o Portugal dos Pequeninos é o 33.º país com mais milionários, apesar de ser apenas o 87.º em número de habitantes. É mais um exemplo de que, sendo difícil, é possível ter chuva na eira e sol no nabal.

Sem comentários: