Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

24/10/2022

Semanário de Bordo da Nau Catrineta comandada pelo Dr. Costa no caminho para o socialismo (37a)

Continuação das Crónicas: «da anunciada avaria irreparável da geringonça», «da avaria que a geringonça está a infligir ao País» e «da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa». Outras edições do Semanário de Bordo.

O socialismo pretende acabar com os ricos. O socialismo do Dr. Costa aumenta o número de pobres

Segundo um relatório da Pordata, em 2020, pela primeira vez em seis anos, aumentou o número de pessoas em risco de pobreza.

No Estado sucial não há conflito de interesses. Há interesses em conflito

A somar às três “historietas histriónicas”, como lhes chamou o Dr. Carlos César, do marido da secretária de Estado das Pescas, da mulher do secretário de Estado da Conservação da Natureza e Floresta e do marido da ministra da Ciência, tivemos a semana passada os casos dos ministros das Finanças e do Ambiente e da ex-ministra da Cultura que na qualidade de presidente e vereadores da câmara de Lisboa assinaram contratos entre 2014 e 2018 com a sociedade de advogados de que é sócio o ex-ministro da Economia Dr. Siza Vieira.

No Portugal dos Pequeninos sobram as leis e falta a vergonha

Confrontados com a pletora de “historietas histriónicas”, os neo-situacionistas alegam que faltam leis para regular as incompatibilidades. Não faltam leis porque já há 32 diplomas. Faltam a vergonha e a integridade.

O que é hoje verdade pode ser mentira amanhã

Numa semana, a actualização automática das pensões em 2023, apesar de prevista na lei, anteciparia em cinco anos o défice da Segurança Social e seria o inferno, pelo que foi descartada. Na semana seguinte, o excedente da SS no OE 2023 tinha -se multiplicado por dois e o défice só chegaria em 2060 e seria o paraíso. Decorrida outra semana, o saldo do FEFSS estava no final do 3.º trimestre 12% abaixo do mesmo período de 2021 e é o purgatório.

O que é hoje mentira pode ser verdade amanhã

Há três meses o presidente da Endesa foi fustigado pelo governo por ter previsto um aumento de 40% nas contas de electricidade e o secretário de Estado Dr. Galamba garantiu que isso «é falso». A semana passada a SIC Notícias apresenta uma peça (incluindo um trecho da entrevista do presidente da Endesa) em que refere que a factura da electricidade pode atingir o dobro do normal.

Investimento público, a autoestrada mexicana do PS (também na Defesa)

Segundo as contas do Expresso, o orçamento da Defesa terá um corte de 10% em dois anos. Segundo o Dr. Costa terá um aumento de 8,3%. A diferença explica-se porque o Expresso compara coisas comparáveis, isto é, verbas orçamentadas com verbas orçamentadas e o Dr. Costa usa o “método Centeno” e compara as verbas executadas no passado (sempre menores do que as orçamentadas) com a verbas orçamentadas para o futuro (nunca executadas integralmente). É um insulto à inteligência dos portugueses? Não, não é, porque os portugueses se dividem em três grupos: (1) a esmagadora maioria que vive sem dar por nada morrerá sem tal saber, como a Mulher da Erva de José Afonso; (2) um grupo numeroso de políticos e comentadores que servem de câmaras de eco e (3) uma ínfima minoria que dá por isso, mas de quem poucos dão por ela.

(Continua)

Sem comentários: