Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

25/10/2022

Semanário de Bordo da Nau Catrineta comandada pelo Dr. Costa no caminho para o socialismo (37b)

Continuação das Crónicas: «da anunciada avaria irreparável da geringonça», «da avaria que a geringonça está a infligir ao País» e «da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa». Outras edições do Semanário de Bordo.

(Continuação de 37a)

Take Another Plan. Manobra de ilusionismo tirada da cartola?

Não ponho as mãos no fogo pelo Sr. Neeleman, accionista maioritário da TAP, nem pelo Sr. Fernando Pinto, durante 17 anos seu presidente nomeado por um governo socialista, mas, conhecendo as habilidades do Dr. Costa e dos seus rapazes, tendo a considerar provável que o anúncio do suposto “esquema” revelado pela auditoria ao contrato de aquisição de 53 aviões Airbus, negociado pelo primeiro durante o mandato do segundo, não seja mais do que uma cortina de fumo para encobrir a cambalhota socialista de uma TAP que teria de ser pública para sobreviver para uma TAP que para sobreviver terá de ser privada.

E ainda para fazer esquecer outras coisas, como “historietas histriónicas, algumas relacionadas com o Dr. Pedro Nuno, outras relacionadas com a nova directora da TAP amiga da CEO, a frota de viaturas híbridas plug-in da gama alta ou os dois aviões Embraer e dois A330 convertidos em cargueiros todos parados há meses com custos mensais de vários milhões (fonte jornal SOL).

Boa Nova

Foi anunciado o acordo entre a França, a Espanha e Portugal para a construção de um gasoduto que ligará a Península Ibérica a França, que se chamará "Corredor de Energia Verde" e no futuro transportará “hidrogénio verde” (what else?).

Choque da realidade com a Boa Nova

Há quem, como o Dr. Paulo Rangel ou o Dr. Moreira da Silva, entenda que o acordo do "Corredor de Energia Verde" é um desastre, mas pode ser inveja.

O que não se pode atribuir à inveja é a “cativação” do fundo de 100 milhões anunciado pelo Dr. Siza Vieira na Web Summit do ano passado.

Banco de Fomento é «torrar dinheiro em coisas que não valem pevide»

Não deveria surpreender ninguém que um Banco de Fomento várias vezes anunciado para as «próximas semanas», sucedendo a um banco de fomento que fora privatizado por um governo PS, ressuscitado em 2018 , segundo o Dr. Siza Vieira já estava criado em Janeiro de 2020 e só viu a luz do dia em 2021, controle a Portugal Ventures, uma sociedade de capital de risco que gere 13 fundos com rentabilidade negativa. A melhor explicação para o fenómeno foi dada por João Serrenho da CIN: que diz servir o BdF para «torrar dinheiro em coisas que não valem pevide».

Justiça socialista

A dependência da Unidade Nacional da EUROPOL e do Gabinete Nacional da INTERPOL de um órgão do governo, aprovada com votos contra de toda a oposição, é uma ameaça à independência da justiça tão óbvia que a Comissão de Liberdades Cívicas, da Justiça e Assuntos Internos do Parlamento Europeu pediu informações ao governo.

Acredite se quiser

Um inquérito do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público concluiu que nalguns tribunais não existe papel, o que se percebe sabendo-se que um processo judicial tem em média centenas de páginas – no processo da Operação Marquês o despacho do Juiz Rosa tinha o ano passado 6 mil páginas e as provas 53 mil páginas. De onde, também se percebe porque, segundo o mesmo inquérito, 51,1% dos magistrados já tiveram problemas de saúde em consequência do serviço o que certamente resultará da «sobrecarga de trabalho com magistrados a trabalharem 12 a 14 horas por dia, ou mais», o que também se percebe pelo uso desmesurado de papel.

(Continua)

Sem comentários: