Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

07/10/2022

DEIXAR DE DAR GRAXA PARA MUDAR DE VIDA: Portugueses no topo do mundo (52) - O "quiet quitting" foi inventado em Portugal

Outros portugueses no topo do mundo.

Recentemente surgiu nos mídia e nas redes sociais o termo quiet quitting, uma "nova tendência" que se pode traduzir por desistência silenciosa e definir como (por exemplo na Investopedia):

«A desistência silenciosa refere-se a fazer os requisitos mínimos do trabalho e não dedicar mais tempo, esforço ou entusiasmo do que o absolutamente necessário. Como tal, é um equívoco, já que o trabalhador não deixa de facto seu cargo e continua recebendo um salário

Como acontece frequentemente às novas tendências, esta é também uma coisa antiga a que chamaram nova. Perguntareis, uma coisa antiga? a esta escala? (metade da força de trabalho americana, segundo a Gallup). Respondo, sim e sim.  

"Ele anda por aí, não deve demorar"
Pois não é verdade que na função pública do Portugal dos Pequeninos há décadas, ou talvez desde que se usam casacos, é usado um expediente conhecido como casaco na cadeira que consiste em o funcionário ter dois casacos (no Verão só um é suficiente), sair e ir tratar da sua vidinha deixando um deles nas costas da sua cadeira e quando alguém pergunta por ele o colega do lado informa "não deve demorar, até deixou aí o casaco". O que é isto senão uma modalidade de "quiet quitting"? E uma modalidade engenhosa porque minimiza os requisitos mínimos do trabalho reduzindo-os apenas à presença do casaco.

1 comentário:

Anónimo disse...

Ora bem... Quando quereis: "sai um muito bom post".
Abraço