Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

08/10/2022

Dúvidas (343) - Sobreviverá o império russo a oito décadas de comunismo e a duas décadas de plutocracia putinista?

Vamos admitir que não têm importância nem consequências relevantes para a Rússia que três quartos das suas exportações dependam do petróleo e do gás num mundo que está a tentar fazer a transição energética para energias renováveis, que a sua economia em queda pese o mesmo que a de uma Espanha com cerca de um terço da população e menos de 3% da superfície da Rússia, e que tenha o PIB per capita mais baixo da Europa, com excepção da Moldavia. 

Admitamos também que o fiasco do exército russo na invasão da Ucrânia, sem uma estratégia consistente, com uma logística pavorosa, um moral inexistente da tropa, equipamentos de má qualidade e um número de baixas e de perda de equipamento três ou quatro vezes os da Ucrânia, não significa nada.

Demographics of Russia

Sim, admitamos tudo isso e olhemos apenas para o envelhecimento e o desequilíbrio entre sexos que resulta de um século de comunismo e plutocracia e que a pirâmide etária mostra. 

Demographics of Russia

E, já agora, olhemos também para a evolução da natalidade e da mortalidade e para uma população a diminuir.

Pode um império decadente com duas dezenas de repúblicas, quatro dezenas de regiões autónomas, mais de uma centena de etnias diferentes que falam mais de uma centena de línguas diferentes e professam quatro religiões principais, governado por uma plutocracia corrupta e com esta demografia sobreviver no mundo moderno?

2 comentários:

RAMIRO LOPES ANDRADE disse...

Caro Impertinente

Os russos que abram os olhos.
Tem 150 milhões de habitantes, e os chineses ao lado tem 1,4 mil milhões de pessoas.
Não tarda nada .... mas mesmo nada, que os chinocas tomem a Rússia,
Atenção que tenho desprezo absoluto pela Rússia, e o que esta a fazer a Ucrânia.
Abraços

Ramiro Lopes Andrade

O Espartano disse...

Será que a Europa vai sobreviver a oito décadas de liberalismo, abertas as portas da plutocracia globalista, da substituição demográfica, do inverno demográfico e da ideologia de género?