Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

18/10/2022

Semanário de Bordo da Nau Catrineta comandada pelo Dr. Costa no caminho para o socialismo (36b)

Continuação das Crónicas: «da anunciada avaria irreparável da geringonça», «da avaria que a geringonça está a infligir ao País» e «da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa». Outras edições do Semanário de Bordo.


Então não estamos a crescer mais do que a Óropa?

Segundo as projecções do FMI (World Economic Outlook de Outubro), no período 2019-2027, ou seja, entre o último ano antes da pandemia e cinco anos depois do seu final, a economia portuguesa apenas crescerá 11,5% sendo a oitava mais lenta e será ultrapassada pela Roménia e Lituânia e provavelmente pela Croácia e Eslováquia, aproximando-se ainda mais do fim da tabela, tornando-se o terceiro ou quarto país mais pobre da UE. Recorde-se que em 2000 era o 14.º país mais pobre, em 2010 era o 10.º, em 2015 (antes do Dr. Costa chegar ao poder) mantinha-se em 10.º e em 2021 tinha subido para 7.º no ranking dos mais pobres.

Sempre de mão estendida para a Óropa

Não conheço nenhum outro país em que o governo, a nomenclatura e os mídia glorifiquem sem vergonha a mendicidade institucionalizada com títulos como o do semanário de reverência que encima uma foto de 3 dos pedintes-em-chefe: «Portugal pode captar valor recorde de 10.449 milhões de euros de fundos europeus em 2023».

A Ucrânia é para o Dr. Costa um depósito de sucata

A ministra da Defesa anunciou que vai doar à Ucrânia meia dúzia de helicópteros russos de combate a incêndios em estado de sucata que foram comprados pelo Dr. Costa quando ministro da Administração Interna do Eng. Sócrates, através do seu amigo Dr. Lacerda Machado (sim, o mesmo que intermediou a compra da VEM pela TAP e mais tarde foi administrador da TAP, nomeado pelo Dr. Costa), helicópteros que têm estado mais tempo no chão avariados do que a combater incêndios. Hesito entre classificar a doação como um acto de puro cinismo, um expediente para se ver livre dos comprometedores helicópteros ou um fruto da profunda ignorância do Dr. Costa e da senhora ministra, ou, talvez, um pouco de tudo isso.

Com aliados destes, os países membros da NATO não precisam de inimigos

O Dr. Costa comprometeu-se na cimeira da NATO em Junho a aumentar as despesas com a defesa para 1,66% do PIB, ainda assim longe dos 2% fixados acordados. Como habitualmente com os compromissos, o governo faz um corte de 10% em dois anos e nem chegará a 1,4% no OE 2023. Assim, a maior contribuição do Portugal dos Pequeninos para a NATO é a divulgação de «centenas de documentos enviados pela NATO a Portugal, classificados como Secretos e Confidenciai à venda na darkwebs».

Por trás do manto da ilusão socialista, a luz crua da realidade

Segundo a estimativa do prof Clemente Pedro Nunes, o encerramento prematuro da central de carvão de Sines (a maior e mais eficiente da Península Ibérica) custou até agora 2.100 milhões de euros, ou seja, 70% dos 3.000 milhões de subsídios do apoio que o governo anunciou para mitigar o aumento do custo da energia. Subsídios que são uma forma reconhecidamente ineficiente de responder ao problema, por várias razões, a começar porque o aumento dos preços dos combustíveis tem um efeito positivo que é o de ser um poderoso incentivo à procura de soluções energéticas mais eficientes.

(Continua)

Sem comentários: