Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

11/10/2022

Semanário de Bordo da Nau Catrineta comandada pelo Dr. Costa no caminho para o socialismo (35b)

Continuação das Crónicas: «da anunciada avaria irreparável da geringonça», «da avaria que a geringonça está a infligir ao País» e «da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa». Outras edições do Semanário de Bordo.


Boa Nova

O OE 2023 prevê a redução da dívida pública de 125,5% em 2021 para 110,8%, um rácio que o Avante da Sonae titula «um valor pré-troika», mas não explica que a quase totalidade da redução prevista resulta da inflação. Ao apresentar o cenário económico do OE 2023 o Dr. Costa acentuou que «o país vai continuar a crescer acima da média da UE». Tem sido assim a crescer acima da média que o Portugal dos Pequeninos desceu para o 21.º lugar no PIB per capita e entre os países mais pobres é o quarto que menos crescerá entre 2019 e 2027. 
 
mais liberdade

O inferno está cheio de boas intenções

O governo que espera o aumento pelos “privados” dos salários em 20% em quatro anos é o mesmo governo que deixa os servidores do Estado sucial (“servidores” era o termo caído em desuso que o Estado Novo usava para designar os seus funcionários) perder até 9% dos seus salários reais em 2022 e 2023, sem se dar conta, ou, dando, em desespero de causa, que comprometerá assim os votos de uma parte importante da sua clientela eleitoral. Ao mesmo tempo que fazendo incidir as perdas mais elevadas nos funcionários mais qualificados (que nalguns casos, como os médicos, perdem quase 20%, em relação a 2010), compromete as intenções sempre declaradas de atrair quadros qualificados para a função pública.

«Em defesa do SNS, sempre», desta vez para animais. Louvado seja o Senhor que nos deu um governo assim

A Provedora do Animal veio confirmar que o SNS para animais ainda não avança este ano e anunciou «vamos tratar os animais em estruturas sem custos para o Estado» (é o equivalente às SCUT das autoestradas do Eng. Guterres), propõe o «cheque-veterinário» (é o equivalente ao cheque-educação para os estudantes pobres, que não existe) e «clínicas sobre rodas» (o equivalente à soma do INEM com as urgências dos hospitais que não funcionam).

Já é o mafarrico e já se sente o cheiro das brasas

Se o BCE aumentar no próximo ano a taxa directora para entre 3% e 4,5%., como se prevê, o custo da dívida pública e as mensalidades de amortizações das hipotecas para compra de habitação vão agravar-se irremediavelmente. Pelo quinto mês consecutivo pioraram os termos de troca no comércio internacional para a economia portuguesa.

Sem comentários: