Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

04/10/2022

Semanário de Bordo da Nau Catrineta comandada pelo Dr. Costa no caminho para o socialismo (34b)

Continuação das Crónicas: «da anunciada avaria irreparável da geringonça», «da avaria que a geringonça está a infligir ao País» e «da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa». Outras edições do Semanário de Bordo.


«Em defesa do SNS, sempre». Pior a emenda do que o soneto

A «orgânica da Comissão Executiva do SNS» aprovada a semana passada é, nas palavras de José Miguel Júdice, «um monumento à burocracia e ao “legalês”. Por exemplo, elenca 25 “atribuições” da Direção Executiva do SNS em vez de definir o que é o SNS e atribuir apenas a missão de o gerir. (…)
o CEO tem apenas poderes de “representar”, “presidir”, “dirigir trabalhos”, “dirigir a Direção Executiva”, “propor” algumas coisas. O que ele não tem é aquilo que teria um CEO: o poder de dirigir o SNS.
»

Já é o mafarrico e já se sente o cheiro das brasas

A inflação era para ser pontual e subiu para 9,3% em Setembro, a mais elevada em 3 décadas. Começa a ser difícil anunciar amanhãs que cantam e até o povo ignaro está a perceber que a coisa vai ficar preta – o indicador de confiança dos consumidores desceu ao nível mais baixo desde o início da pandemia.

De volta ao velho normal

O Dr. Centeno, descansando das cativações na sua torre de marfim do BdP, exprimiu a sua «grande preocupação» porque o «consumo privado cresce mais do que o investimento», ao contrário do que vinha acontecendo desde os tempos do governo de Passos Coelho.

No Estado Sucial não há conflito de interesses. Há interesses em conflito

Numa só semana foram conhecidos mais meia dúzia de casos. O Dr. David Xavier, secretário-geral da presidência do conselho de ministros, que entre as várias outras funções no Estado sucial foi membro do Conselho de Qualidade do ISCTE (a madraça do PS), é suspeito de ter sido subornado para a compra de equipamentos. Dois outros quadros da mesma secretaria-geral estão a ser investigados. O recém-nomeado ministro da Saúde é casado com a bastonária da Ordem dos Nutricionistas por ele tutelada. Duas empresas do marido da ministra da Coesão que tutela vários fundos comunitários receberam centenas de milhares de euros desses fundos. A Dr. Manuela Couto, casada com um ex-autarca do PS, já arguida em dois processos de corrupção está agora a ser investigada pela PJ.

A realidade sob o manto diáfano da Web Summit e das start-up do subsídio

Se a regulação pelo Estado sucial fosse a solução, o ensino universitário não seria um problema

«Nesta primeira fase do concurso de acesso, existem 26 cursos sem qualquer candidato, dezenas de cursos com menos de 10 alunos e ainda sobraram 5284 vagas por preencher, de um total de 54641 disponibilizadas pelas universidades e politécnicos». (fonte)

O Estado sucial é um caloteiro

O aumento de 22,8% do saque fiscal até Agosto não impediu o governo de aumentar os pagamentos em atraso em 158 milhões para 778 milhões.

Sem comentários: