Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

17/06/2020

Outra Proposta Modesta Para Evitar que os Activistas Desperdicem Acções e Indignações

Esta é a segunda depois da primeira Proposta Modesta Para Evitar que os Activistas Desperdicem Acções e Indignações.

Recapitulando, em 1729 Jonathan Swift publicou um panfleto satírico com o título longo e insólito A Modest Proposal: For Preventing the Children of Poor People in Ireland from Being a Burden to Their Parents or Country, and for Making Them Beneficial to the Public.

Desde então, inúmeras Propostas foram baptizadas de «Proposta Modesta». Chegou a vez do (Im)pertinências apresentar mais uma Proposta Modesta Para Evitar que os Activistas Desperdicem Acções e Indignações neste Portugal dos Pequeninos a que Falta Dimensão e aos Habitantes Pachorra.

Como vimos, para aplicar a Proposta Modesta é indispensável separar os Activistas em diferentes classes de Acções, propor-lhes de seguida um Propósito e oferecer-lhes uma Viagem para destinos onde as suas indignações encontrem chão para dar frutos. No post anterior propus propósitos a várias classes, tais como:
  • Activistas Feministas - Níger, Somália ou Mali, ou qualquer outro país onde as mulheres possam ser sujeitas a mutilação genital
  • Etc.
Inspirado neste artigo, onde se descreve mais um episódio de decapitação de pessoas pelos radicais islâmicos em Moçambique, acrescento à lista os áctivistas anti-qualquer coisa a quem proponho que lhes seja oferecida uma Viagem a Cabo Delgado, Moçambique.

1 comentário:

Anónimo disse...

Com tanta benesse certamente perdiam a cabeça.
Abraço