Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

11/06/2020

As democracias liberais (ou o que resta delas) são os grandes inimigos do Novo Império do Meio e da cleptocracia do Novo Czar

É um segredo de Polichinelo: o agitprop dos comunistas soviéticos reciclado pela autocracia de Xi Jinping e pela cleptocracia de Vladimir Putin e potenciado pelas redes sociais está a ser usado para promover os respectivos regimes e para minar por dentro as democracias liberais usando a liberdade que é simultaneamente a sua maior fragilidade e a sua maior força.

As coisas já são tão óbvias que até mesmo a Comissão Europeia, um órgão mais ou menos inócuo, a navegar habitualmente na ambiguidade política, veio denunciar pela boca da vice-presidente Vera Jourová a Rússia que tem «a desinformação incluída na doutrina militar» e a China que «é pela primeira vez assinalada e (...) se existem provas, não nos devemos comedir de o apontar».

Talvez esta denúncia só tenha sido possível porque Vera Jourová é uma checa que tinha quatro anos quando os tanques soviéticos invadiram em 1968 a Checoslováquia pondo fim à Primavera de Praga.

3 comentários:

Unknown disse...

E, vá lá saber-se porquê - e tendo em conta o que tem vindo a acontecer desde
o fatídeico 08Nov2008 nos Estados por enquanto Unidos da América - vem-nos à memória aquilo de "quantas Divisões tem o Papa (Vaticano)...
E viva o multiculturalismo e concomitante paz e concórdia entre os homens...

Anónimo disse...

Como se coaduna esta teoria com o pacto para as migrações da onu do Guterres, a imigração africana e do oriente para a ue defendida e posta em prática por merkel e outros líderes europeus? E mais recentemente o pacto em preparação pela onu e oms para a educação sexual desde os zero anos? Só africanos e ocidente assinam esses documentos. Chineses e russos não alinham nessas tretas.

Ricardo disse...

Como se o próprio sistema liberal-demo-parlamentar não minasse ele mesmo o Ocidente por dentro há várias décadas(para cúmulo permite que forças subversivas,mais ou menos radicais mais ou menos comunistas ou socialistas,criadas no prório Ocidente,o esteja a sabotar cada vez mais,sempre em nome das liberdades e igualdades pois claro)