Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

06/06/2020

Um tablóide britânico imita o jornalismo de causas português

«Tabloide inglês distorce realidade epidemiológica portuguesa em artigo sobre destinos de verão»

Depois de ter publicado vários artigos onde apresenta de uma forma distorcida, a exemplo da maioria da imprensa portuguesa, a mortalidade por Covid-19 na Suécia, no Brasil e nos Estados Unidos para demonizar a opção pela liberdade dos cidadãos no primeiro caso e a opção pela defesa da economia dos dois presidentes "fascistas", no segundo e no terceiro casos, o Diário de Notícias, que é um dos diários da manhã dos governos socialistas, queixa-se do Daily Mail por este tablóide ter mostrado Portugal como o terceiro país com mais infectados.

E de facto os dados estão certos, tal como estavam certos (quase todos) os dados descontextualizados (por exemplo comparando valores absolutos de países com população completamente díspares) apresentados pela imprensa portuguesa sobre aqueles países. Mas qual o sentido de escolher um só dia (1 de Junho) para comparar o número de infectados por milhão de habitantes no Reino Unido e em 17 outros países que são destinos mais populares dos britânicos? Porque nesse dia o número de infectados por milhão em Portugal foi até superior a alguns dos campeões como a Bélgica, a Espanha e a Itália, dando uma imagem completamente distorcida do impacto da pandemia nestes países.

De que se queixam? O tablóide apenas imitou o que os jornais portugueses costumam fazer.

Sem comentários: