Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

05/06/2020

Dúvidas (310) - Estarão os eleitores a ser vítimas de uma espécie de síndrome de Estocolmo? (2)

Continuação de (1)

Confirma-se que o eleitorado português está infectado pelo síndrome de Estocolmo que, como se sabe, é um «estado no qual os reféns desenvolvem uma aliança psicológica com seus captores durante o cativeiro».

A sondagem de Pitagórica mostra que quase 90% dos inquiridos fazem uma avaliação positiva da actuação de S. Ex.ª, a quem a hipocondria levou a refugiar-se em casa para anunciar o estado de emergência e nos obrigar a fazer o mesmo, e 74% aprovam a governação do Dr. Costa.

A mesma sondagem mostra o PS com 44,8% das intenções de voto, à beira da maioria absoluta, e uma vantagem de 20 pp sobre o PSD, a maior vantagem em muitos anos, o que é um argumento a favor da candidatura do Dr. Rio a vice-primeiro ministro do governo socialista. O Chega com 6,4% ultrapassa o BE com 6,1%, a CDU dos comunistas com 4,8%, o CDS do Chicão com 2,8% e o IL com 1,6%.

Confirmando a infecção pelo síndrome de Estocolmo, outra sondagem da Pitagórica mostra que 61% dos inquiridos concordam em ser vigiados a partir do seu telemóvel e que 81% concordam com novos períodos de confinamento rigoroso.

Porém não se iluda o Dr. Costa. A única coisa que é definitiva é o cagaço do povo e a sua aversão às reformas, «num país que há séculos depende de um Estado hegemónico, que se habituou a servir e, quando possível, iludir», como escreveu Teodora Cardoso. Quando a «queda monumental» desabar sobre nós, com grande surpresa da maioria hipnotizada pelo ilusionismo do Dr. Costa, choverão as pedras do ressentimento em cima dele que irá então desfrutar de uma licença sabática para voltar como candidato aplaudido pelos então ressentidos às presidenciais de 2026.

4 comentários:

Anónimo disse...

Chega com 6,4%

E se os envergonhados que nas sondagens não dizem em quem votam.

Isto é capaz de ser muito mais.

Eu votei IL, e não me arrependo, mas... não sei não...

Isto necessita de insanidade para acalmar as hostes da esquerdalha.

the righteous indignation that's my state of mind

Anónimo disse...

A maioria não está hipnotizada com o ilusionismo do dr Costa, está sim distraída por uma comunicacao antisocial, vendida e competente na propaganda do poder. É ela que faz a opinião da maioria, é ela que determina a orientação política do país.

Anónimo disse...

"Sondagens"? What does that means?
ao

Anónimo disse...

"... foram recolhidas 808 entrevistas telefónicas ... bla bla bla ..."
808 entrevistas telefónicas?!! Isto tem alguma representatividade ou é mais uma manipulação a que estamos a assistir?
Como diria o kamarada Jerónimo, "a verdadeira sondagem são as urnas"...