Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

21/03/2020

CASE STUDY: Trumpologia (60) - Más notícias para o Donaldo

Mais trumpologia.

Já aqui tinha concluído que o melhor candidato democrata para Trump ganhar um segundo mandato seria Bernie Sanders pelo seu lunatismo radical esquerdista que poderia levar uma parte dos eleitores democratas a absterem-se ou mesmo a engolirem o sapo e votarem Trump - como os comunistas fizeram com Soares exortados por Cunhal.

As coisas que já não estavam correr bem depois da Super Tuesday, pioraram com os resultados da primárias na Florida, Illinois e Arizona. Com 1.153 delegados até agora, contra 874 de Bernie Sanders, Joe Biden irá quase certamente ser nomeado o candidato do Partido Democrata.

Apesar de Biden poder reunir o voto de todos os eleitores democratas e até ter a maioria de votos na soma dos Estados, está longe de ser seguro que derrotará Trump por duas razões. O processo de contagem dos votos no colégio eleitoral favorece os pequenos Estados onde Trump poderá ter a maioria dos grandes eleitores - nas eleições anteriores foi eleito com menos 2,8 milhões de votos do que Hillary Clinton. A tribalização do eleitorado americano está tão acentuada que permite a Trump reter o voto de eleitores que, apesar de o poderem achar detestável, se convenceram que o voto em Trump é um voto anti-sistema e que he's draining the swamp, quando ele próprio é um produto típico do swamp.

E com essa auto-ilusão aceitam passivamente os "factos alternativos", as mentiras mais primárias, os maiores disparates e as contradições constantes de um discurso errático. Por falar nisso, veja-se o vídeo seguinte onde se mostram excertos das suas declarações nos últimos meses sobre o coronavírus.


Por exemplo, depois de ter desvalorizado durante semanas o risco de contágio, em conferência de imprensa na segunda-feira Trump recomendou o fecho das escolas, evitar grupos e comer em restaurantes. Também disse que o surto do coronavírus poderia durar até «July, August, something like that» um dia depois de garantir que tudo estava sob controlo.

Não quero concluir que Trump fez tudo errado, muito menos que esteja em desacordo com tudo o que defende, nem posso dizer que estou em desacordo com a sua doutrina, supondo que exista, porque não sei qual seja. Ainda ontem de manhã escrevi a um amigo, vagamente admirador do homem, que as pessoas como Trump falam muito e a propósito de tudo e, não tendo uma linha de pensamento coerente nem preocupações de verdade e rigor, dizem coisas completamente contraditórias. Por isso, é sempre possível a uma criatura normal com um módico de racionalidade encontrar algo no dilúvio verbal com o qual concorde. Em abstracto, até um psicopata ou um mentiroso compulsivo podem dizer coisas com as quais uma criatura normal concorda.

Sem comentários: