Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

05/03/2020

Dúvidas (293) - Só 20 mulheres?


«Após seis meses de investigação, concluiu-se que Plácido Domingo assediou sexualmente 20 mulheres (...). Mas até que ponto esta mancha prejudica o seu legado?»

A dúvida não é minha, é do Expresso. Por mim penso que o legado de um tenor tão extraordinário como Plácido Domingo não tem nada a ver com assédios. Não tenho essa dúvida, mas tenho outras duas.

A primeira dúvida é, dependendo do que chamam assédio e assumindo que Plácido não é acusado de estupro, o que seria criminoso, como seria possível um cantor bem sucedido, solteiro, charmoso e atractivo para qualquer mulher não lésbica, durante uma longa carreira de mais de 60 anos, dos quais pelo menos 55 anos antes da histeria do metoo, não ter feito em cada temporada meia dúzia de aproximações, algumas delas talvez com um beijinho no pescoço ou uma palmadinha no traseiro, e muitas dessas aproximações provavelmente encorajadas? O que daria várias centenas, o que me leva à segunda dúvida: só 20 mulheres?

1 comentário:

Anónimo disse...

Concordo tranquilamente com os 20 casos estudados.
Mas não fiquei sabendo quem foram as autoridades que estudaram os casos. A minha dúvida prende-se com a paridade dos sexos, ou seja, pqp... perdão, ps.
Nitidamente é um inzajero...