Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

15/03/2020

SERVIÇO PÚBLICO: "A coisa mais perigosa sobre o coronavírus é a histeria" (3)

Em retrospectiva: há um mês, publicámos o gráfico seguinte representando vários cenários da evolução típica de uma epidemia com os dados então conhecidos do Covid-19 que se circunscreviam nessa altura praticamente só à China. Duas semanas depois, com o mesmo propósito de mostrar a dimensão da ameaça e evitar a histeria, citámos o artigo de Ross Clark na Spectator.

A ray of hope in the coronavirus curve

Publicamos agora o gráfico do Center for Systems Science and Engineering (CSSE) da Johns Hopkins University (JHU) dos novos casos infectados e recuperados, onde são perfeitamente visíveis as curvas China e resto do mundo, sendo certo que o número de novos casos no resto do mundo continuará a crescer durante mais algum tempo por uma razão óbvia: o resto do mundo tem cinco vezes mais população do que a China.

The Center for Systems Science and Engineering (CSSE) at JHU
A evolução do número de infectados nas epidemias pode ser explicada por um modelo matemático graficamente representado por uma curva com um perfil característico (ver o primeiro gráfico), embora com parâmetros que variam muito com o número de novos casos, o ritmo de crescimento e a extensão do período de contágio. Evidentemente que esta é uma abordagem aproximada e falível, em todo o caso preferível à paranóia, à ignorância arrogante e às teorias da conspiração.

Óscar Felgueiras, um matemático da Faculdade de Ciências do Porto, construiu 3 cenários de crescimento diário e estimou que no cenário mais provável haverá por dia cerca de 1.200 novos infectados no final da próxima semana.

Jorge Buescu, um matemático da Faculdade de Ciências de Lisboa, preparou um modelo com os parâmetros que estimou para Portugal e construiu três cenários que o Expresso publicou sendo que no cenário mais provável haverá um total de cerca de 20 mil infectados no final deste mês. Dependendo da eficácia das medidas de contenção, o número de novos infectados continuará a aumentar durante o mês de Abril e poderá durante o mês de Maio atingir o ponto de inflexão começando então a diminuir.

1 comentário:

Anónimo disse...

Portanto,
Um velhote que diz ser contra o Socialismo mata-se de forma ridícula para defender o mesmo Socialismo porque é incapaz de admitir que o regime que defendeu toda a vida é apenas e só isso: Um regime Socialista.

Seria engraçado, se não fosse tão triste.
Mentira!
É triste, mas não deixa de ser engraçado.

Mais de mil mortos em Itália, medidas sem precedentes um pouco por toda a Europa, e o tal velhote continua a defender o regime daqueles que declara e denuncia como incompetentes porque afinal de contas há que defender o regime Socialista! Não que haja razões para isso - até porque o tal regime dos incompetentes que este velhote defende há-de matá-lo brevemente, a ele e/ou a familiares e amigos - mas simplesmente porque o tal velhote foi, como um cão, treinado desde sempre para cumprir a sua função.

E afinal! Há sempre o Liberalismo!
Mas o que é o Liberalismo senão a semente do Socialismo? Absolutamente nada, meia colecção de nihilismos, se tanto.

Ai, ai! A histeria é que não!
Diz o velhote, quando uma mortandade totalmente excusada e importada lhe bate à porta.

Ai, ai! A histeria é que não!
Diz o velhote, quando uma cambada de orcs vêm do terceiro mundo - mais e mais a cada ano que passa - para partilhar dos resultado das duras conquistas dos seus avós. E dos avós dos seus avós.

Ai, ai! A histeria é que não!
Diz o velhote, sempre que um orc aparece feito vítima sem razão na televisão pelos socialistas enquanto aos milhares de Portugueses estropiados pelos orcs os socialistas só lhes oferecem desprezo.

Olhem-se ao espelho. Riam-se, se puderem.
Cumprimentos,
IRF