Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

03/03/2020

SERVIÇO PÚBLICO: "A coisa mais perigosa sobre o coronavírus é a histeria" e a segunda coisa mais perigosa é a irresponsabilidade do pessoal político e dos mídia

[Continuação do post "A coisa mais perigosa sobre o coronavírus é a histeria"]


No próprio dia em que foi publicada a entrevista que o Expresso anunciou na primeira página (*), a Dr.ª Graça Freitas negou completamente em conferência de imprensa o que havia dito: «Afasto completamente. Já vamos no quarto cenário e os dados são cada vez mais favoráveis e o grau de incerteza é cada vez menor».

Por essa altura, a China, onde tudo começou há dois meses, com 1.400 milhões de habitantes - 140 vezes a população de Portugal -, tinha menos de 80 mil infectados e havia menos de 10 mil no resto do mundo.

Uns dias antes, na quinta-feira anterior, a ministra da Saúde garantia: «estamos preparados para que um cenário semelhante àquele que está a acontecer em Itália possa acontecer também no nosso país. (...) Temos já 10 hospitais preparados para entrar, se for necessário, em modo de acolhimento de doentes».

Ontem, segunda-feira, havia 2-casos de possíveis infectados-2 em Portugal e a Directora-Geral da Saúde anunciou que os hospitais de Santo António e de São João, no Porto, «esgotaram a capacidade». Esgotaram a capacidade? Dois casos?

(*) Foi uma espécie de repetição ao contrário da célebre primeira página de 5 de Fevereiro de 2011 onde se anunciava «O FMI já não vem». E não, não se trata de "engano", trata-se de enganar. 

2 comentários:

Unknown disse...

Uma choldra, em duplicado : Gouvarinhos de um lado , Melchiores e Palmaa C. do outro...
Tudo para bem da gamela/ manjedoura...
Mas sentem-se em total segurança : afinal é o mesmo povo que após os incêndios criminosos de 2017, com mais de um centenar de assassinados , renovou, aplicada e mansamente , o mandato a essa mesma mesma canalha profissionalmente incompetente e irresponsável...

Anónimo disse...

"Por essa altura, a China, onde tudo começou há dois meses, com 1.400 milhões de habitantes - 140 vezes a população de Portugal -, tinha menos de 80 mil infectados e havia menos de 10 mil no resto do mundo."

Esqueceu-se foi de dizer - o excelso blogueiro - que por essa altura a China tinha 750 milhões de pessoas sob quarentena, impedidos de sair das suas casas, e o exército e a polícia a patrulhar as cidades para impôr tal medida.

Pela primeira vez, 10% da humanidade posta de quarentena e com recolher obrigatório; Equivalente à população de todo o continente Europeu, Rússia incluída.

Esqueceu-se o excelso blogueiro de dizer como se comportaram os governos na época da gripe espanhola e o porquê de essa gripe se chamar assim.

Esqueceu-se de dizer que o corona já é reconhecido como dono de uma taxa de mortalidade superior à gripe espanhola pela própria OMS.

Esqueceu-se de denunciar o comportamento descaradamente criminoso e negligente desses mesmos quadros incompetentes da OMS...

Enfim,
é só uma gripe, mano!
É tudo o que esta geração de provincianos sabe dizer.
Porquê? Porque a tv diz... ou lá qual é a desculpa que arranjam para ignorar a realidade à frente dos seus olhos.

Cumprimentos,
IRF