Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

06/03/2020

Mitos (302) - Diferenças salariais entre homens e mulheres (10) - No top ten da "igualdade de género"

Outros mitos: (1), (2), (3), (4), (5), (6), (7), (8) e (9)
Fonte
Além disso não temos assédios perpetrados por Plácido Domingo, pela simples razão que nunca tivemos nenhum Plácido Domingo. Só temos a violência doméstica dos pobres.

1 comentário:

Afonso de Portugal disse...

É pena que o artigo de onde este gráfico foi retirado não esclareça que peso foi atribuído, em concreto, a cada uma das variáveis utilizadas para o construir. Pelo menos na parte do artigo que está aberta a todos os leitores.

Este Glass-ceiling Index (só este nome mete logo nojo, porque implica que a sociedade está a impedir as mulheres de progredir) parece ser uma espécie de coeficiente para quantificar a "igualdade" entre homens e mulheres, mas o seu cálculo é demasiado obscuro para podermos concluir alguma coisa acerca da sua utilidade, muito menos acerca da realidade que pretende traduzir.

Ainda assim, é notável que a Polónia e Portugal apareçam tão destacados no ranking. Notável pela negativa, porque as implicações são funestas. Não é por acaso que ambos os países têm Índice Sintéticos de Fecundidade na casa dos 1,4 filhos/mulher.