Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

03/03/2020

ACREDITE SE QUISER: A "senhora lá de casa" e a senhora jornalista

Há uns dois meses a jornalista Judite Sousa publicou uma foto da mãe, da irmã e da empregada doméstica com uma legenda em que se referida à empregada como "a senhora cá de casa". Foi o suficiente para a turba de patetas que povoam as redes sociais se indignarem, sabe-se lá porquê.

Lembrei-me desta parvoíce ao colidir com um acórdão do Tribunal da Relação de Lisboa de 11-12-2019 que se derrama por 76 (setenta e seis) páginas A4 para confirmar a decisão da primeira instância, condenando por ofensas à honra de uma jornalista uma criatura que lhe disse «A senhora devia tomar mais banho, cheira mal!» e se referiu a ela como «Aquela jornalista com mau aspecto».

No primeiro caso, a senhora jornalista foi insultada por se ter referido à senhora empregada de uma forma invulgarmente respeitosa. No segundo caso, juízes condenaram uma criatura a indemnizar 8 mil euros a título de danos morais a uma senhora jornalista, sem cuidarem de saber se a senhora cheirava de facto mal e tinha realmente mau aspecto.

1 comentário:

Anónimo disse...

Dá para brevemente concluir que naquela casa as outras mulheres não eram senhoras.