Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

07/03/2020

CASE STUDY: Trumpologia (58) - O que têm em comum Trump e a cruzada climática?

Mais trumpologia.

O primeiro gráfico é média ponderada resultados dos inquéritos - metodologia descrita em FiveThirtyEight 
Tal como o clima tem os activistas climáticos, Trump tem os seus indefectíveis apoiantes - um paradigma da doutrina Somoza -, uns e outros irredutíveis aos factos que não confirmem a sua fé ou não exaltem o objecto do seu culto. No extremo oposto da barricada, encontramos os crentes do no pasa nada e os militantes da cruzada anti-Trump, respectivamente.

Certamente não por acaso, um activista climático é quase sempre militante da cruzada anti-Trump e um admirador de Trump nega quase sempre as mudanças climáticas em curso. Um e outro tema são objecto de abordagem de tipo religioso, a evitar por criaturas a quem resta um módico de racionalidade.

Infelizmente para estas últimas, as coisas só dão sinais de piorar, como sugere a polarização das opiniões entre os americanos - Trump é indiferente para menos de 5% dos eleitores. Inevitavelmente, como em eleições anteriores, esta polarização vai propagar-se às almas não americanas que, à esquerda como à direita, acreditam que deveriam ter o direito divino de votar nas eleições americanas.

3 comentários:

Anónimo disse...

Na minha apreciação, toda e qualquer ideologia, sinistra ou não, sexual ou não, terráquea ou não, terminará com a próxima guerra mundial. Não será guerra económica dado que essa já existe há mais de um século, mas será uma guerra «a sério» que é tão só outra maneira de conduzir os negócios. Ver:
Anatole France (Jacques Anatole Thibault): On croit mourir pour la patrie; on meurt pour des industriels.
Karl von Clausewitz: A guerra não é mais do que a continuação da política misturando-lhe outros meios.

Os nossos netos vão-se divertir com estas palhaçadas. O «Regresso ao futuro (XXI)» será mais um êxito, contado às lareiras. Eu creio que irá haver larga descendência nossa durante uns milénios.

Abraço.
Não temais.

Anónimo disse...

Qual a razão profunda que leva o impertinências a ser contra Trump?
Provocou alguma guerra mundial? Promoveu um cataclismo económico? Promoveu um terramoto em outros paísess como o Obama (primaveras árabes, guerra na Síria, etc.)?

Afonso de Portugal disse...

O caro Impertinente, que é até é uma pessoa bastante inteligente, continua a não querer entender o fenómeno: não é tanto aquilo que Trump é ou deixa de ser, é a falta de alternativas do outro lado da barricada. Por outras palavras, não é que Trump seja um dos nossos, a questão é que ele é o menos dos outros entre os outros.

Já agora, será que o Impertinente também acha que o crescimento recente da popularidade do André Ventura se deve única e exclusivamente ao André Ventura?...