Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos
de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.
» (António Alçada Baptista)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

07/03/2020

CASE STUDY: Trumpologia (58) - O que têm em comum Trump e a cruzada climática?

Mais trumpologia.

O primeiro gráfico é média ponderada resultados dos inquéritos - metodologia descrita em FiveThirtyEight 
Tal como o clima tem os activistas climáticos, Trump tem os seus indefectíveis apoiantes - um paradigma da doutrina Somoza -, uns e outros irredutíveis aos factos que não confirmem a sua fé ou não exaltem o objecto do seu culto. No extremo oposto da barricada, encontramos os crentes do no pasa nada e os militantes da cruzada anti-Trump, respectivamente.

Certamente não por acaso, um activista climático é quase sempre militante da cruzada anti-Trump e um admirador de Trump nega quase sempre as mudanças climáticas em curso. Um e outro tema são objecto de abordagem de tipo religioso, a evitar por criaturas a quem resta um módico de racionalidade.

Infelizmente para estas últimas, as coisas só dão sinais de piorar, como sugere a polarização das opiniões entre os americanos - Trump é indiferente para menos de 5% dos eleitores. Inevitavelmente, como em eleições anteriores, esta polarização vai propagar-se às almas não americanas que, à esquerda como à direita, acreditam que deveriam ter o direito divino de votar nas eleições americanas.