Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

02/03/2020

Crónica da asfixia da sociedade civil pela Passarola de Costa (21)

Avarias da geringonça e do país seguidas de asfixias

O Dr. Costa pode ser uma vítima das sequelas do Covid-19

É esse o prognóstico do Impertinente que não costuma esperar pelo fim do jogo. Tenho dificuldade em não concordar.

Por falar em Covid-19, quando a Directora-Geral da Saúde apresenta um cenário tipo cisne negro de um milhão de infectados (na China o número de infectados até agora foi 80 mil, com uma população 140 vezes maior), além de revelar uma grande falta de siso, estará já a preparar o Lehman Brothers do Dr. Costa? Ou então, para avançar uma teoria conspiratória, o Dr. Costa encomendou à Dr.ª Graça uma diversão para os portugueses não se darem conta do relatório da Comissão Europeia «Assessment of progress on structural reforms, prevention and correction of macroeconomic imbalances» acabado de publicar que no habitual dialecto eufemístico bruxelense mostra um retrato da situação do país que o Dr. Costa não deve ter apreciado.

O multiplicador socialista existe mesmo

Os multiplicadores da Mouse School of Economics existem mesmo. Já eram conhecidos vários casos, sendo mais notáveis a multiplicação da Ota, o investimento em autoestradas que multiplicou a dívida em vez do PIB, o multiplicador de pinhais, o multiplicador dos custos das PPP, o multiplicador de ASPON (Assessores de Porra Nenhuma), o multiplicador eléctrico.

A semana passado ficou conhecido um outro. A antiga estação desactivada de Miramar da RTP foi vendida em 2016 por 600 mil euros e está agora anunciada a sua venda pelo comprador de então por 12,3 milhões, ou seja um multiplicador de 20, superior ao célebre multiplicador de autoestradas de Marvão Pereira que detinha o recorde (18).

Pior do que um passado comunista é um presente socialista

Abafado pela exaltação de um crescimento em 2019 0,2% pp superior ao previsto foi o facto de ser o crescimento mais baixo dos 15 países chamados da Coesão, e de Portugal ter sido ultrapassado por mais uma vítima do comunismo soviético: a Polónia.

Fonte
E mesmo com as grandes economias europeias a crescerem pouco, daí não tem resultado a convergência com os países mais avançados, porque o rendimento per capita português (PPC) continua ao redor de 77% da média da UE.

Hoje há conquilhas, amanhã não sabemos

Pela primeira vez em muitos anos, a produtividade do trabalho parece ter crescido 1%, uma coisa muito pífia e em qualquer caso certamente superada pelas vítimas do comunismo soviético que, uma a uma, nos vão ultrapassando. Quanto à taxa de desemprego bateu no fundo e iniciou uma trajectória ascendente (6,6% para 6,9% em Janeiro). O índice de confiança dos consumidores continua a baixar o que é um sinal que os consumidores estão a começar a cair na realidade.

Quem ainda não caiu na realidade foi o governo que não percebe que ou bem tem de extorquir mais impostos aos exauridos bolsos dos contribuintes para injectar na TAP ou bem sai de cima e aproveita a Lufthansa e a United Airlines para porem ordem na caserna, deixando a fantasia do centro de decisão em Portugal onde não há dinheiro privado a não ser o que passou a ser público pela extorsão.

A justiça para nós é a política (e os negócios) por outros meios

Se fosse necessário confirmar este adágio socialista, a semana passado tivemos quatro exemplos. O primeiro foi a evolução do caso Lex que veio a mostrar três juízes próximos do PS (Rui Rangel, Fátima Galante e Luís Vaz das Neves) envolvidos em negócios mais ou menos sujos.

O segundo foi o de Vitalino Canas, um apparatchik socrático ou «socialista precário» como lhe chamou um insuspeito Daniel Oliveira (bactéria diligente-mor da fossa séptica socialista, agora arrependido), ser proposto pelo PS para o Tribunal Constitucional. Sendo óbvio o desígnio de controlar o TC, ao menos o Dr. Costa poderia ter encontrado um outro candidato que não provocasse o vómito.

O terceiro foi a lista apresentada pelo governo para o Conselho Superior da Magistratura com quatro apparatchiks em sete nomes. Talvez por acidente ou retaliação pelo divórcio da geringonça, o parlamento rejeitou as propostas do governo.

Endechas a Bárbara escrava

Dos 1.053 milhões de euros cativos no OE 2019, continuaram cativos no final do ano 40% (421,4 milhões). Enquanto cativa os fundos, o nosso Ronaldo das Finanças mantém cativo o seu lugarzinho no BdP em relação ao qual garante não haver conflito de interesses. Com toda a razão, visto que, vindo ele do BdP em rota de colisão com o actual governador, que vem desacreditando desde que está no governo, qual é o conflito de interesses de o ir substituir? Tem ainda a favor dele o antecedente do Dr. Constâncio, um exemplo de independência que o Dr. Louçã, no tempo em que ainda não fazia parte da nomenclatura do regime, apelidou de ministro anexo.

No intervalo de cativar fundos, o Dr. Centeno cativa a Lei de Enquadramento Orçamental, de cuja aplicação resultaria uma maior transparência e uma menor arbitrariedade para as suas manobras, e anda a empatar há quatro anos a sua regulamentação e agora vê-se constrangido a escolher entre não a cumprir e alterá-la.

Ainda não é o mafarrico, mas já se sente o cheiro das brasas

Brasas que o Covid-19 pode soprar queimando os fundilhos do Dr. Costa. Se olharmos para a evolução dos preços dos CDS (Credit Default Swaps), derivados que são um seguro contra o incumprimento da dívida, como uma previsão meteorológica dos ventos que podem soprar as brasas, a coisa pode ficar preta como se pode ver no diagrama seguinte.

Variação no preço dos CDS a 5 anos em fevereiro 2020 (Expresso)

«Em defesa do SNS, sempre»

A ministra que gosta de ouvir aos berros a Internacional Socialista para se acalmar, garante-nos que o «o Serviço Nacional de Saúde está preparado para responder» à eutanásia, enquanto deixa doentes seis meses à espera de cuidados paliativos, 600 mil "utentes" sem médico de família (dos quais 500 mil em Lisboa) e os hospitais em pantanas, como o de Faro.

3 comentários:

Anónimo disse...

Além dos prognósticos do Impertinente (que são pré-prognósticos), existe uma sabedoria antiga minha (portanto reles) que vos 'obriga' a esmeros em cada 2a-Feira.
Abraço de admiração e de estima,
ao

Anónimo disse...

M'alembrei...
A dra gracinha foi, é e será uma pândega que não estudou. Como o brandy Constantino sua fama vem das turmas por onde 'andou' por acaso.
E, intuindo o pensar dum papagaio, conclui que temos que ser os maiores em tudo: mesmo em mortos e feridos.
ao

GeorginA disse...

Poderosos feitiços de magia negra e rituais de vodu. mude sua realidade atual com Magia Negra. amor, saúde, sucesso e proteção. Eu recomendo o Dr. Obodo. para mais informações entre em contato
O email; templeofanswer@hotmail.co.uk
Telefone / Whatsapp; +234 8155 42548-1