Our Self: Um blogue desalinhado, desconforme, herético e heterodoxo. Em suma, fora do baralho e (im)pertinente.
Lema: A verdade é como o azeite, precisa de um pouco de vinagre.
Pensamento em curso: «Em Portugal, a liberdade é muito difícil, sobretudo porque não temos liberais. Temos libertinos, demagogos ou ultramontanos de todas as cores, mas pessoas que compreendam a dimensão profunda da liberdade já reparei que há muito poucas.» (António Alçada Baptista, em carta a Marcelo Caetano)
The Second Coming: «The best lack all conviction, while the worst; Are full of passionate intensity» (W. B. Yeats)

01/03/2020

E se o Covid-19 vier a ser para o Dr. Costa o que o Lehman Brothers foi para o Eng. Sócrates?

Há uma luz no fundo do túnel: é o comboio a chegar
E o que foi o Lehman Brothers para o Eng. Sócrates? Começou por ser o anúncio, que ele não percebeu, do princípio do fim da sua governação suicida que haveria dois anos e meio mais tarde de levar ao pedido de resgate a 6 de Abril de 2011, sob pena de não haver dinheiro esse mês para pagar os salários dos funcionários públicos (ver este post). E acabou a ser a desculpa (neoliberalismo, economia de casino, etc.) para ele e o Partido Socialista justificarem os resultados catastróficos da sua governação nos quase 6 anos anteriores.

Do ponto de vista da saúde pública, não é provável que o impacto do Covid-19 seja catastrófico. O número de novos contágios, depois de ter aumentado durante os primeiros dois meses, está há semanas a diminuir na China. Previsivelmente o mesmo acontecerá fora da China onde o Covid-19 chegou mais tarde.

Também do ponto de vista económico não me parece que os impactos do Covid-19 sejam catastróficos para as economias em bom estado. Desaceleração e mesmo recessão certamente, como mostram os sinais (ver este esclarecedor artigo de Inês Domingos), daí a uma crise mundial vai uma certa distância.

Porém, do mesmo modo que todos podemos ser infectados com o Covid-19 mas só os organismos debilitados sucumbirão, também impactos económicos serão muito diferentes entre os países. Integrado numa UE, ainda a lamber as feridas da crise anterior, em que as maiores economias já não estão a crescer e a Itália à beira da recessão, com as medidas não convencionais do BCE (taxas próximas de zero e alívio quantitativo) que foram usadas na crise anterior praticamente esgotadas, em risco de enfrentar uma nova crise de imigração criada pela Turquia a empurrar imigrantes, Portugal com uma dívida pública gigantesca de 250 mil milhões, praticamente o dobro de antes da falência do Lehman Brothers, com uma despesa pública corrente superior em mais de 10% à anterior à crise, uma economia descapitalizada, metade da produtividade média da UE e praticamente estagnada, fortemente dependente do turismo (um sexto do PIB e 10% do emprego) que será fortemente atingido pelo Covid-19, tem uma economia extremamente vulnerável.

De onde, o Covid-19 pode estar mais cedo do que seria previsível a limitar campo de manobra das habilidades do Dr. Costa e da engenharia orçamental do Dr. Centeno. Dou-lhes até ao fim do 1.º semestre de 2021 em que será portuguesa a Presidência do Conselho da UE.

1 comentário:

Anónimo disse...

"está há semanas a diminuir na China."

Ele acredita no número dos comunistas e que os vírus podem deixar de contagiar por decreto.

AHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA!

Não seja tão provinciano, Homem!
O senhor é culto e estudioso. Isto só lhe fica mal...

Cumprimentos,
IRF

P.S. - Continue com o blogue, não veja as minhas críticas como desencorajadoras. São apenas a denúncia de certas atitudes, não do blogue em si, que tem muitos tesouros. Cumprimentos.